Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/10/2010 - 15h49

São Paulo vai colocar chips em 20.000 cães para combater leishmaniose

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo inicia nesta semana o projeto "Legal pra Cachorro", que vai identificar os cães infectados pela leishmaniose visceral americana com microchips.

A proposta inicial é monitorar pelos próximos dois anos a população canina localizada na região de Marília (a 435 km de SP), onde foram registrados 96 casos e oito mortes de humanos pela doença em 2008 e 2009.

Cerca de 20.000 cães devem passar por inquérito censitário. Os animais receberão um microchip, onde ficarão armazenadas as informações sobre sua saúde e endereço.

No chip ainda ficarão guardados os resultados dos exames laboratoriais de sangue que forem realizados no período da pesquisa.

Em Adamantina (a 578 km de SP), os cachorros vão receber uma coleira que, além do efeito repelente, é inseticida, matando o flebotomínio --inseto transmissor da leishmaniose-- ao picar o animal. Os 4.000 cães do município servirão de controle para comprovar a eficácia da coleira.

Para os donos interessados, o projeto também prevê a castração dos animais para o controle da densidade populacional canina.

Os hábitos alimentares dos insetos serão investigados por meio dos exames do conteúdo estomacal, que poderão identificar o sangue de quais animais eles se alimentam mais.

Os municípios que participarão do projeto são: Adamantina, Flórida Paulista, Inúbia Paulista, Lucélia, Mariápolis, Osvaldo Cruz, Pacaembu, Pracinha, Sagres e Salmorão. A secretaria pretende expandir o projeto a outras regiões do Estado.

+ Livraria

 

Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Livraria da Folha

Chile e Ilha de Páscoa

Chile e Ilha de Páscoa

Anja Mutic, Bridget Gleeson, Carolyn McCarthy, Jean-Bernard Carillet, Kevin Raub

Comprar
Não se Desespere!

Não se Desespere!

Mário Sérgio Cortella

Comprar
Procuram-se Super-heróis

Procuram-se Super-heróis

Eduardo Moreira

Comprar
Genesis

Genesis

Sebastião Salgado

Comprar

Publicidade

Publicidade

Publicidade