Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/03/2011 - 15h12

Urso polar Knut pode ter morrido de problema cerebral

Publicidade

DA REUTERS

Knut, o urso polar que virou celebridade e que morreu no fim de semana, pode ter morrido devido a uma desordem cerebral, disse o zoológico de Berlim nesta terça-feira.

Knut tornou-se mundialmente famoso como filhote fofo, mas cresceu e tornou-se um predador de 200 kg. Ele morreu no sábado, diante de visitantes horrorizados no zoológico. Tinha apenas 4 anos de idade.

Urso polar Knut morre na Alemanha
Vídeo da Folha mostra o urso Knut na Alemanha
Veja galeria de fotos do urso Knut

Marcel Mattelsiefen - 23.mar.2003/Efe
O urso polar Knut, que morreu no último sábado (19)
O urso polar Knut, que morreu no último sábado (19)

Com os fãs exigindo saber a razão de sua morte súbita na piscina, o zoo de Berlim pediu uma autópsia ao Instituto Leibniz de Zoologia e Pesquisa com Animais Selvagens.

"Os resultados iniciais mostram anormalidades cerebrais significativas que podem ser vistas como a razão da morte repentina do urso polar", disse o zoo em comunicado.

Knut foi rejeitado por sua mãe e por essa razão foi alimentado por seu tratador, Thomas Doerflein. Milhares de visitantes iam assistir ao tratador e o filhote brincando, e a fama de Knut se espalhou pelo mundo. Doerflein também morreu jovem, em 2008.

Os Correios alemães chegaram a criar um selo em homenagem a Knut, e os suvenires do ursinho geraram grandes negócios. Quando Knut chegou à adolescência, já tinha gerado 5 milhões de euros (US$ 7 milhões) para o zoológico de Berlim.

Uma batalha foi travada por sua guarda. O zoo de Neumuenster disputou sua custódia, ou pelo menos parte dos lucros, porque emprestara o pai de Knut, Lars, ao zoo de Berlim.

O fã-clube de Knut encolheu à medida que o ursinho órfão foi crescendo, e no ano passado um grupo de defesa dos direitos dos animais disse que ele deveria ser castrado, porque era parente da ursa Giovanna, sua "namorada".

O defensor dos direitos dos animais Frank Albrecht, que fez a sugestão, revelou que recebeu muitos telefonemas enfurecidos, incluindo um de um homem dizendo que ele, Albrecht, era quem deveria se castrar.

Johannes Eisele/AFP
Mulher deixa flores no cercado de Knut, no zoo de Berlim
Mulher deixa flores no cercado de Knut, no zoo de Berlim

+ Livraria

 

Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Livraria da Folha

Chile e Ilha de Páscoa

Chile e Ilha de Páscoa

Anja Mutic, Bridget Gleeson, Carolyn McCarthy, Jean-Bernard Carillet, Kevin Raub

Comprar
Não se Desespere!

Não se Desespere!

Mário Sérgio Cortella

Comprar
Procuram-se Super-heróis

Procuram-se Super-heróis

Eduardo Moreira

Comprar
Genesis

Genesis

Sebastião Salgado

Comprar

Publicidade

Publicidade

Publicidade