Publicidade
Publicidade
Pesquisa testa substância aspirada que deixa pessoa sociável
Publicidade
DE SÃO PAULO
Um spray nasal que contém a ocitocina pode melhorar o comportamento social das pessoas, deixando-as mais descoladas e desinibidas. A pesquisa, publicada no jornal "Psychopharmacology", vem da Universidade Concordia, no Canadá.
A ocitocina é um hormônio estimulante ligado a contrações musculares durante o parto e também à amamentação.
Ao ser inspirado, a reação é totalmente outra. "Sob os efeitos da ocitocina, uma pessoa pode se tornar mais extrovertida, mais aberta a novas ideias e mais confiável", comenta o psicopatologista Mark Ellenbogen, que coordenou o trabalho.
Cem voluntários de 18 a 35 anos foram convocados para o teste com o spray nasal. Para não ocorrerem distorções no resultado, antes de inalarem a substância, eles não puderam tomar qualquer remédio, usar drogas recreativas, fumar cigarro e nem terem sofrido desordens mentais atuais ou no passado.
A administração da ocitocina amplificou alguns traços de personalidade, tais como confiança, altruísmo e abertura, disse o autor principal da pesquisa, o estudante de graduação de psicologia Christopher Cardoso.
+ CANAIS
- Acompanhe o blog Laboratório
- Acompanhe a página de Ciência no Facebook
- Acompanhe a Folha Ciência no Twitter
- Acompanhe a página da Folha no Facebook
- Acompanhe a Folha no Twitter
+ NOTÍCIAS EM CIÊNCIA
- Nasa marca acoplagem da 1ª nave privada à estação espacial
- Ratos libertam companheiros em uma demonstração de empatia
- Tubarão-zebra se reproduz por partenogênese em hotel de luxo
- Veja pulo da barata saltadora encontrada na África do Sul
Livraria
- Brasileiro compra livro e não lê; ouça
- 'Pilhar, matar, destruir'; guia expõe segredos de 'Diablo 3'
- Covardia é o pior dos vícios, diz Pondé
- Leia trecho de 'O Filtro Invisível: O que a Internet Está Escondendo de Você'
- Inglês e mais 7 línguas em lições de 15 min, com livro e CD. Desconto de 30%!
- Dicionário Houaiss de R$ 269,00 por R$ 193,00
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Eclipse forma 'anel de fogo' e é visto na Ásia e América do Norte; veja
- Famoso, chimpanzé Santino cria nova artimanha de ataque
- Nasa conta 4.700 asteroides potencialmente perigosos para a Terra
- Estudo diz que homens atraentes têm dedos anulares longos
- Polícia detém paleontólogo que transportava fósseis no Nordeste
+ Comentadas
- Análise de DNA reforça elo entre humanos e gorilas
- Brasil é acusado de atrasar construção de megatelescópio
+ EnviadasÍndice
Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade
Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicaçao, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.








Tablet
Notebook
Tênis
Auto DVD Player
TV