Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/06/2012 - 16h45

Após acoplamento manual, chineses devem retornar à Terra na terça-feira

Publicidade

DA EFE

Os três astronautas que viajam na nave Shenzhou-9, lançada ao espaço no último dia 16, completaram com êxito o acoplamento manual entre seu veículo e o modulo espacial Tiangong-1, o primeiro que a China consegue realizar.

A manobra foi completada pouco antes de 12h50 (horário local, 1h50 de Brasília) do domingo, informou a agência de notícias estatal Xinhua.

Nave chinesa se acopla com módulo no espaço

No último dia 18, os três astronautas, entre os quais está a primeira mulher chinesa a entrar em órbita, Liu Yang, realizaram um acoplamento no Tiangong-1 no procedimento automático.

O Tiangong-1 é o germe da futura base espacial permanente da China e já tinha sido acoplado em 2011 duas vezes, ambas no modo automático, ao Shenzhou-8. Naquela ocasião, a nave do país asiático não era tripulada.

Os "taikonautas" ("taikong" significa "espaço" em mandarim), nome com o qual os astronautas chineses foram apelidados desde que começaram a exploração espacial em 2003, devem retornar à Terra na próxima terça-feira. Esta é a quarta missão tripulada do país.

A China pretende instalar seu primeiro laboratório espacial por volta de 2016 e dispor de uma base permanente até o final desta década.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página