Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/08/2012 - 18h52

"Pense em Armstrong ao ver a lua sorrindo para você", diz família de astronauta

Publicidade

DE SÃO PAULO

Atualizado às 19h43.

"Da próxima vez que você andar em uma noite clara e ver a lua sorrindo para você, pense em Neil Armstrong e dê a ele uma piscadinha." É dessa forma que a família de Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na lua, termina a carta em que confirma a morte do astrounauta neste sábado (25).

Morre aos 82 anos Neil Armstrong, 1º homem a pisar na Lua
Em nota, Nasa diz que Armstrong foi "verdadeiro herói americano"
Buzz Aldrin desejou recuperação rápida a Armstrong após cirurgia
Veja o pouso da Apollo 11 na Lua
Confira a capa da Folha do dia 21 de julho de 1969
Veja galeria de fotos de Neil Armstrong
Bandeiras dos EUA continuam fincadas na Lua 40 anos depois

"Estamos de coração partido para compartilhar a notícia de que Neil Armstrong passou desta para melhor após complicações resultantes de um procedimentocardiovascular", diz a nota. "Neil era o nosso amado marido, pai, avô, irmão e amigo."

Comandante da missão Apollo 11, Armstrong morreu em um hospital em Columbus, no Estado de Ohio, às 14h45 do horário local (15h45 do horário de Brasília). Ele se submeteu a uma cirurgia para desobstruir quatro artérias coronárias no dia 8 de agosto, apenas dois dias após seu aniversário.

A família diz que Armstrong "foi um herói americano relutante que sempre acreditou que estava apenas fazendo seu trabalho". "Ele orgulhosamente serviu sua nação."

"Enquanto lamentamos a perda de um homem muito bom, nós também celebramos a sua vida memorável e esperamos que ele sirva como um exemplo para os jovens de todo o mundo", disse a família.

Ela recomenda aos jovens "trabalhar duro para transformar seus sonhos em realidade, estar dispostos a explorar e ampliar os limites e, de forma desinteressada, servir a uma causa maior do que eles mesmos."

"Para aqueles que perguntam o que podem fazer para honrar Neil, temos um simples pedido. Honre o seu exemplo de serviço, realização e modéstia e, da próxima vez que você andar em uma noite clara e ver a lua sorrindo para você, pense de Neil Armstrong e dê a ele uma piscadinha."

*

Leia íntegra da carta da família de Neil Armstrong:

"Estamos de coração partido para compartilhar a notícia de que Neil Armstrong passou desta para melhor após complicações resultantes de um procedimentocardiovascular.

"Neil era o nosso amado marido, pai, avô, irmão e amigo.

"Neil Armstrong foi também um herói americano relutante que sempre acreditou que estava apenas fazendo seu trabalho. Ele serviu sua orgulhosamente, como piloto de caça da Marinha, piloto de testes e astronauta. Ele também encontrou o sucesso em sua volta para casa, em Ohio, nos negócios e na academia, e se tornou um líder comunitário em Cincinnati.

"Ele se manteve um defensor da aviação e da exploração ao longo de sua vida e nunca perdeu seu deslumbramento de criança de perseguir seus objetivos.

"Mesmo que Neil estimasse sua privacidade, ele sempre apreciou os desejos de boa sorte de pessoas de todo o mundo e de todas as caminhadas da vida.

"Enquanto lamentamos a perda de um homem muito bom, nós também celebramos a sua vida memorável e esperamos que ele sirva como um exemplo para os jovens de todo o mundo, para que eles trabalhem duro para transformar seus sonhos em realidade, estejam dispostos a explorar e ampliar os limites e, de forma desinteressada, serviam a uma causa maior do que eles mesmos.

"Para aqueles que perguntam o que podem fazer para honrar Neil, temos um simples pedido. Honre o seu exemplo de serviço, realização e modéstia e, da próxima vez que você andar em uma noite clara e ver a lua sorrindo para você, pense de Neil Armstrong e dê a ele uma piscadinha."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página