Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/01/2013 - 00h03

Dedos ficam enrugados na água para melhorar aderência, diz estudo

Publicidade

DA AFP

Os dedos ficam enrugados após longo tempo na água não porque nossa pele é esponjosa, mas porque a natureza nos oferece uma forma melhor de agarrar objetos molhados e obter maior aderência, afirma um estudo publicado nesta quarta-feira.

"Conseguimos demonstrar que os dedos enrugados seguram melhor em condições de umidade. Funcionam como as raias dos pneus que permitem maior aderência em uma pista molhada", resumiu Tom Smulders, da universidade britânica de Newcastle.

Quando nossos pés e mãos estão imersos por longo tempo eles ficam rugosos, e os biologistas acreditavam se tratar de um fenômeno ligado a ação da umidade sobre a pele, mas isto é um processo ativo comandado pelo sistema nervoso e causado pela contração dos vasos sanguíneos.

"Quando o corpo percebe que os dedos estão molhados por um determinado tempo, o sistema nervoso contrai os vasos sanguíneos nas extremidades dos dedos. O volume dos dedos se reduz, mas como a pele mantém o mesmo tamanho, ela se enruga", explicou Tom Smulders à AFP.

Smulders e sua equipe recrutaram voluntários e pediram para que segurassem bolas de diferentes tamanhos, com as mãos secas e depois de 30 minutos com as mãos na água. Os voluntários pegaram mais rapidamente as bolas molhadas com os dedos enrugados, mas nenhuma diferença notável ocorreu em relação aos objetos secos.

"Se voltarmos no tempo, este enrugamento dos dedos pode ter ajudado nossos ancestrais a capturar comida nos cursos d'água ou a agarrar vegetais úmidos", disse Tom Smulders.

"Trata-se provavelmente de uma adaptação evolutiva, que também pode estar ligada à locomoção" oferecendo maior aderência sobre superfícies úmidas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página