Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/03/2013 - 05h05

Mais um asteroide passa perto da Terra

Publicidade

DE SÃO PAULO

Neste fim de semana, mais um asteroide passará "de raspão" pela Terra. Do tamanho de um quarteirão (100 m), o pedregulho só foi descoberto no último domingo.

Batizado de 2013ET, ele passará a 960 mil km de distância do nosso planeta --o equivalente a mais ou menos duas vezes e meia a distância entre a Terra e a Lua.

Embora próxima, a passagem do asteroide não deve render boas imagens para os astrônomos amadores, como bólidos anteriores já fizeram.

Astrônomos que operam telescópios maiores, usados em pesquisa, no entanto, estão empolgados com a visita.

Alguns observatórios, como o Slooh, nas Ilhas Canárias, transmitirão a passagem ao vivo (http://events.slooh.com) no sábado à tarde.

De acordo com astrônomos de várias partes do mundo, o bólido não oferece risco de se chocar com o planeta.

Apesar disso, a repentina descoberta do asteroide, já tão próximo de chegar à Terra, assustou muita gente.

Nas últimas semanas, a Terra tem assistido a uma série de aproximações de asteroides. O último deles, o 2013 EC, com 10 metros de comprimento, também só foi descoberto dias antes de passar por nossa vizinhança.

O traumático meteoro que explodiu na Rússia e deixou mais de 1.200 feridos, no dia 15 de fevereiro, não chegou sequer a ser detectado.

No mesmo dia, o asteroide 2012 DA14, de 45 m, passou a míseros 27.680 km, bem mais próximo do que a Lua, mas sem causar estragos.

E, além dos asteroides, o fim de semana também será dos cometas. Em um evento raro, há dois deles visíveis do Brasil simultaneamente.

Hoje, no entanto, será a última oportunidade para ver o Pan-STARRs. Já o Lemmon deve ser observável por pelo menos mais uma semana.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página