Descrição de chapéu Agência Fapesp

Ciência Aberta, programa da Folha e da Fapesp, trata das ameaças aos oceanos; veja

Relação entre poluição, mudanças climáticas e os oceanos será discutida

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | Agência Fapesp

“Oceanos ameaçados” é o tema do primeiro programa Ciência Aberta em 2019, que foi ao ar nesta terça (19).

O papel dos oceanos no equilíbrio do planeta, os mecanismos de circulação de água e de transferência de energia térmica entre os hemisférios e como isso está sendo afetado pelas mudanças climáticas globais e pela poluição são assuntos debatidos pelos convidados.

 

Participaram do programa os cientistas Ilana Wainer, professora no Departamento de Oceanografia Física do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo e membro do comitê gestor do INCT-Criosfera, Michel Michaelovitch de Mahiques, professor no Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo e pesquisador em sedimentação, estratigrafia, região costeira, plataforma continental e margem continental, e Cristiano Mazur Chiessi, professor na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo e líder do subgrupo Paleoclima do Núcleo de Apoio à Pesquisa - Mudanças Climáticas (Incline).

Realizado mensalmente, Ciência Aberta é produzido pela Fapesp em parceria com a Folha. “Oceanos Ameaçados” será exibido pelo site do Ciência Aberta, pela página da Agência Fapesp no Facebook e no YouTube e pelo site da Folha. Após a primeira exibição, o programa ficará disponível em www.fapesp.br/ciencia-aberta. 

 
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.