Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/05/2010 - 12h11

Cientistas criam computador que reconhece sarcasmo

Publicidade

da New Scientist

Os computadores estão cada vez melhores na arte de entender a linguagem humana. Isso se deve, em parte, a algoritmos que podem analisar se frases contém sentimentos positivos ou negativos, diz Ari Rappoport, da Universidade Hebraica em Jerusalém (Israel). Mas fazê-los entender o sarcasmo ainda era um problema. "Em muitos casos, o sarcasmo é difícil de ser entendido mesmo pelas pessoas, imagine pelos computadores", ele diz.

Rappoport e e colegas, porém, escreveram um programa que, ao menos em parte, venceu essa barreira. Então eles treinaram esse software para reconhecer o sarcasmo, alimentando o programa com frases que humanos frequentemente utilizam com sarcasmo (como, digamos, "bonito, hein?").

O grupo usou o programa para analisar resenhas de produtos na loja virtual Amazon.com e mensagens aleatórias no Twitter. Três voluntários humanos fizeram a mesma coisa: analisar os textos em busca de sarcasmo.

O algoritmo percebeu o sarcasmo tão bem quanto os voluntários em 77% das vezes quando lia resenhas e 83% quando estava no Twitter.

Bom trabalho

"É um trabalho muito empolgante, porque ele ataca um problema que eu não achava que fôssemos conseguir atacar agora", diz Lillian Lee, especialista em linguagem da Universidade Cornell, em Ithaca, Nova York, que não estava envolvida no estudo.

A pesquisa foi apresentada em uma conferência internacional sobre blogs e mídia social em Washington. É mais um passo para que os computadores possam se comunicar com as pessoas de maneira menos artificial.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página