Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/05/2010 - 12h45

Música ajuda idosos com Alzheimer a guardar novas memórias

Publicidade

da New Scientist

Cantar para idosos com problemas de memória ajuda os velhinhos a aprender novas coisas.

Já se sabia que a música ajuda a memória, especialmente quando a pessoa consegue ligar aquela melodia a algum acontecimento do seu passado. Pessoas com Alzheimer têm mais facilidade para recordar acontecimentos distantes se conseguirem lembrar da "trilha sonora" envolvida naquela situação. Estava menos claro, porém, se a música poderia ajudá-los a formar novas memórias.

Brandon Ally, da Universidade de Boston, se inspiraram com a notícia de um homem com Alzheimer que conseguia vencer a doença e lembrar, por exemplo, das notícias do dia se elas fossem cantadas pela sua filha usando o ritmo de canções conhecidas. Os pesquisadores decidiram explorar mais essa possibilidade.

Eles deram a 13 idosos com Alzheimer e a 14 idosos saudáveis as letras de 40 músicas infantis desconhecidas para ler. Os dois grupos foram divididos pela metade. Parte dos idosos pode ouvir as músicas sendo tocadas. A outra parte apenas ouviu as letras sendo declamadas, sem ritmo.

Depois da experiência, os idosos com Alzheimer que tinham escutado a música conseguiram recordar 40% das letras, enquanto os que tinham apenas lido e escutado as rimas sem a melodia lembrava apenas 28%.

Os saudáveis lembravam 80% das letras, independemente de terem ou não ouvido à canção.

Pouquíssimas coisas coisas conseguem melhorar o aprendizado em pessoas com doenças mentais, diz Ally. Ele sugere que usar música para dizer aos pacientes como tomar os remédios nos estados mais complicados de demência poderia ajudá-los a conseguir viver independemente por mais um tempo.

Ainda não se sabe porque cantar ajudar, mas Ally diz que a música faz com que certas áreas do cérebro fiquem ativas, como o tecido subcortical. Talvez elas ainda não estejam tão afetadas pela doença.

O trabalho foi publicado no periódico "Neuropsychologia".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página