Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/05/2010 - 12h03

Sonda enviada para investigar asteroides corrige curso para a Terra

Publicidade

DE SÃO PAULO

Uma nave japonesa enviada a um asteroide para recolher amostras completou um passo importante em sua jornada de volta à Terra, informou o site da "BBC News".

A sonda Hayabusa acionou seus motores para colocá-la no curso correto em direção à Terra. A agência espacial japonesa (Jaxa) disse que a manobra de correção de trajetória foi realizada com sucesso.

A sonda visitou o asteroide Itokawa em 2005, aproximando-se do astro para capturar amostras de solo.

A missão, contudo, foi afetada por vários problemas técnicos afetando os motores da nave e a comunicação com a Terra. Ainda não se sabe, por exemplo, se a sonda conseguiu de fato capturar material do asteroide. Será preciso abrir a cápsula da sonda para ter certeza.

A nave encontra-se a cerca de 7,6 milhões de quilômetros da Terra. Quando a nave estiver a uma distância de 40 mil quilômetros da Terra, a cápsula contida na nave será liberada.

A cápsula possui blindagem para protegê-la das altas temperaturas da reentrada na atmosfera terrestre. Após a reentrada, paraquedas serão acionados.

A cápsula deverá pousar no dia 13 de junho no deserto australiano.

O estudo da constituição química de asteroides é importante porque eles podem conter matéria de bilhões de anos reminiscente da formação do sistema solar.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página