Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/06/2010 - 11h46

Voz masculina revela força física

Publicidade

DA NEW SCIENTIST

Homens e mulheres podem avaliar a força da parte superior do corpo de um homem baseado somente na voz desse homem, segundo um estudo publicado na revista "Proceedings of the Royal Society B".

Uma equipe liderada por Aaron Sell, da Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara, gravou as vozes de mais de 200 homens dos EUA, Argentina, Bolívia e Romênia. Os homens repetiam frases curtas em suas línguas. Eles também passaram por uma bateria de testes para medir a força da parte superior do corpo.

Quando estudantes universitários escutaram as gravações, eles conseguiam inferir com grande precisão a força do homem, independentemente da língua usada, usando uma tabela de sete pontos, de "fraco" a "forte".

A precisão dos julgamentos dos estudantes era similar se eles olhassem para fotos dos homens, indicando que a voz provê tanta informação sobre a força do homem quanto uma foto.

Ainda não se sabe que aspectos da voz masculina são associados com força física, já que não havia associação entre a força do homem e a frequência ou o timbre de sua voz.

O resultado foi uma surpresa, pois se pensava que vozes mais grossas estavam associadas a homens mais fortes.

O estudo sugere que a voz masculina pode ter evoluído como um indicador da capacidade de luta.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página