Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/07/2010 - 17h51

Ganhar brigas em local familiar aumenta vontade de brigar

Publicidade

DA NEW SCIENTIST

Camundongos que vencem lutas em locais em que estão familiarizados aumentam sua agressividade e sua habilidade de vencer novas brigas. E esse comportamento está associado a mudanças no funcionamento de um hormônio masculino no cérebro.

Matthew Fuxjager e colegas, da Universidade de Wisconsin, em Madison (EUA), investigaram em cérebros de camundongos o efeito de vencer brigas em locais bastante conhecidos ou pouco conhecidos.

A equipe colocou um grupo de camundongos em gaiolas conhecidas (casa) e o outro em gaiolas pouco conhecidas (fora de casa). As vitórias eram garantidas porque os rivais eram menores. Após três vitórias consecutivas, os cérebros dos vencedores dos dois grupos foram analisados.

Camundongos que venceram em casa ou fora de casa tiveram um aumento na expressão de receptores do hormônio masculino androgênio numa região do cérebro que influencia agressão, explicando o aumento na agressividade.

Mais importante, vitórias em casa aumentaram a sensibilidade a androgênio em regiões que modulam motivação e recompensa. Os camundongos do grupo que lutou em casa também venceram mais lutas subsequentes comparados com camundongos que lutaram apenas fora de casa.

A experiência de ter vencido causa mudanças neuronais que aumentam a agressão e a vontade de lutar, afirmam os autores. O estudo foi publicado no periódico "Proceedings of the National Academy of Sciences".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página