Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/07/2010 - 10h13

Butantan desvenda hemorragia da picada de jararaca

Publicidade

DE SÃO PAULO

Estudo inédito do Instituto Butantan, em São Paulo, demonstrou pela primeira vez a forma com que a toxina hemorrágica presente no veneno da jararaca se liga aos vasos sanguíneos.

A descoberta pode auxiliar a desenvolver novos medicamentos que evitariam amputações de membros.

Patrícia Santos/Folhapress-04.set.2001
A cobra brasileira jararaca-ilhoa; pesquisadores do Instituto Butantan desvendam mecanismo hemorrágico de seu veneno
A cobra brasileira jararaca-ilhoa; pesquisadores do Instituto Butantan desvendam mecanismo hemorrágico de seu veneno

O estudo é de ampla utilidade, já que as picadas de jararaca representam 90% do total de acidentes com serpentes no Brasil, segundo a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

Segundo a pesquisa, a substância se fixa às proximidades dos vasos, comprometendo sua integridade e induzindo o sangramento local, que se constitui um dos principais sintomas do envenenamento por jararacas.

"Quando ocorrem acidentes com jararacas, há dois tipos de sintomas: os locais, que ocorrem no local da mordida, e os generalizados, que acometem o organismo como um todo", explica a pesquisadora Ana Maria Moura, uma das responsáveis pelo estudo.

ANTIOFÍDICO

"O soro antiofídico produzido em cavalos é capaz de neutralizar os efeitos sistêmicos, impedindo a morte do paciente, mas não consegue reverter os efeitos locais tais como a hemorragia, que podem resultar em seqüelas graves como a amputação do membro afetado", completa ela.

A descoberta pode auxiliar no tratamento oferecido em casos de acidentes envolvendo esse tipo de serpente. Isso porque, a partir do conhecimento de como a toxina age, será possível utilizar inibidores capazes de impedir sua atuação. Para isso, entretanto, são necessários estudos complementares.

A pesquisa contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e foi publicada na revista clínica americana de doenças negligenciadas "PLoS Neglected Tropical Diseases".

Também participaram do estudo pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade da Califórnia, em San Diego (EUA).

"É importante lembrar que o soro antiofídico existente continuará a ser utilizado. A idéia é aplicar inibidores que 'ataquem' diretamente toxinas responsáveis pelos danos locais, barrando os efeitos hemorrágicos causados por esse tipo de acidente", diz Cristiani Baldo, que também participou da pesquisa.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página