Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/08/2010 - 16h35

Homens vestidos de vermelho são mais atraentes, diz pesquisa

DE SÃO PAULO

As damas de vermelho têm novo concorrente. Um estudo multicultural indica que homens vestidos de vermelho são considerados mais atraentes e desejáveis sexualmente para mulheres que homens vestidos com outras cores. Além disso, as mulheres não se dão conta desse efeito da cor sobre a atratividade masculina.

O poder da cor cereja (e outras variantes de vermelho) está na sua habilidade de fazer com que os homens pareçam mais poderosos, afirma o líder da pesquisa, Andrew Elliot, professor de psicologia da Universidade de Rochester, nos EUA.

University of Rochester
Homens com camisa vermelha são considerados mais atraentes para mulheres, segundo estudo multicultural (rostos foram borrados para preservar privacidade); motivo seria associação entre cor e status social

Segundo Elliot, as mulheres julgam os homens em vermelho como tendo maior status, maior habilidade para ganhar dinheiro e maior propensão a subir socialmente. Seria essa percepção de status que tornaria homens em vermelho mais atraentes.

O ligação do vermelho com poder tem precedentes tanto biológicos quanto culturais. Em alguns primatas, como mandris e geladas (tipos de babuínos), a cor é um indicador de dominância. Os machos alfa expressam essa cor de forma mais intensa. As fêmeas dessas espécies acasalam mais frequentemente com os machos alfa que, em troca, proveem proteção e alimentos.

Nas sociedades humanas ao redor do mundo, o vermelho também tem sido associado à riqueza e poder. Os cidadãos mais poderosos da Roma antiga eram chamados de "aqueles que vestem vermelho". E hoje celebridades e dignatários desfilam sobre tapetes vermelhos.

Para Elliot, quando mulheres veem a cor, algo biologicamente profundo, não necessariamente consciente, é desencadeado.

O efeito do vermelho foi quantificado por meio de respostas de 288 mulheres e 25 homens a fotografias de homens em sete experimentos diferentes. Os participantes eram identificados como heterossexuais ou bissexuais.

Em um dos experimentos, os voluntários olharam para uma foto de homem com uma borda vermelha ou branca e responderam a uma série de perguntas, como "quão atraente você acha essa pessoa?"

Em outros experimentos, diferentes cores foram contrastadas (cinza, verde, azul, vermelho). Brilho e intensidade das cores foram equacionados para evitar que o resultado possa ser atribuído a propriedades físicas da luz.

Além de testes com bordas, alguns experimentos envolveram o julgamento de fotos homens vestindo camisestas coloridas digitalmente. Pediu-se aos participantes para responder qual sua vontade de sair, beijar ou manter relação sexual com a pessoa na foto. Os participantes também julgaram a pessoa na foto em termos de bondade e extroversão.

Os pesquisadores descobriram que o efeito do vermelho estava limitado a status e romance: a cor não fez os homens nas fotos parecerem mais bondosos ou sociáveis, apenas mais poderosos, atraentes e sexualmente desejáveis.

Esse efeito foi observado em diferentes culturas, com experimentos nos EUA, Inglaterra, Alemanha e China.

E o efeito estava limitado a mulheres: quando se pediu a homens para julgar a atratividade dos homens nas fotos, a cor não influenciou as respostas.

O estudo foi publicado na revista "Journal of Experimental Psychology: General".

Em trabalho anterior, Elliot e colegas haviam mostrado que homens são mais atraídos por mulheres vestidas de vermelho.