Publicidade
Publicidade
Oceanografia sofre carência de gente e de dados confiáveis
Publicidade
RICARDO MIOTO
DE SÃO PAULO
O Brasil tem quase 8 mil quilômetros de costa e o pré-sal pode ser uma grande promessa econômica, mas a ciência do mar, no país, ainda engatinha na praia.
Não há recursos humanos: em 2008, 673 profissionais foram formados na área --a maioria engenheiros de pesca e oceanógrafos.
Em comparação, ao ano o país forma cerca de mil físicos, mais de 7 mil nutricionistas e mais de 100 mil bacharéis em direito.
"O maior problema, de longe, é a falta de gente. Dinheiro não falta", diz Carlos Schettini, da Universidade Federal do Ceará.
Apesar da variedade de temas da área, que abrange desde as correntes marinhas, passa pela composição química dos oceanos e chega aos organismos que vivem neles, não existem também grandes congressos científicos nacionais sobre ela.
SÉRIES
Não há, aliás, sequer uma sociedade de porte que una os cientistas. Além disso, não existe um instituto responsável por coletar dados no mar que sirvam de referência.
"Nossas séries temporais são muito pequenas, é muito difícil achar uma série com dados de um período maior do que 10 anos", diz Ruy Kikuchi, oceanógrafo da Universidade Federal da Bahia.
"Precisamos de uma Noaa. Ou um Serviço Geológico do Brasil para o mar, um Serviço Oceanográfico Brasileiro."
A Noaa é a agência americana que monitora oceanos e atmosfera. Entre mudanças de nome, tem 203 anos --e, então, séries históricas de balançar coração de cientista.
Para os cientistas, a pequenez das ciências do mar pode ter causas históricas no país, que teria tradição mais continental do que marítima.
Eles elogiam o papel da Marinha no levantamento de dados oceânicos, mas dizem que seria bom evitar que esses dados fossem militares --a Noaa, por exemplo, é civil.
"O Brasil comporta um instituto de pesquisa da Marinha, próximo de questões de interesse da Marinha, mas isso não significa não possamos ter uma agência civil", diz Paulo Nobre, do INPE.
+ Notícias em Ciência
- Brasileiro compra livro e não lê; ouça
- 'Pilhar, matar, destruir'; guia expõe segredos de 'Diablo 3'
- Covardia é o pior dos vícios, diz Pondé
- Leia trecho de 'O Filtro Invisível: O que a Internet Está Escondendo de Você'
- Inglês e mais 7 línguas em lições de 15 min, com livro e CD. Desconto de 30%!
- Dicionário Houaiss de R$ 269,00 por R$ 193,00
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Britânicos indicam SP como a 45ª melhor cidade para estudar
- Nasa conta 4.700 asteroides potencialmente perigosos para a Terra
- Eclipse forma 'anel de fogo' e é visto na Ásia e América do Norte; veja
- Primeira cápsula privada de abastecimento da ISS é lançada
- Famoso, chimpanzé Santino cria nova artimanha de ataque
+ Comentadas
- Análise de DNA reforça elo entre humanos e gorilas
- Brasil é acusado de atrasar construção de megatelescópio
+ EnviadasÍndice
Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade
Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicaçao, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.








Tablet
Notebook
Tênis
Auto DVD Player
TV