Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/08/2010 - 19h18

Fracasso de teorema computacional mostra novo modo de fazer matemática

Publicidade

DA NEW SCIENTIST

A possibilidade de Vinay Deolalikar ter respondido uma das maiores questões na matemática pode ter ido por água abaixo. Mas o pesquisador dos laboratórios da Hewlett-Packard em Palo Alto, na Califórnia, ainda pode deixar sua marca na história: sua tentativa de responder o problema "P vs. NP" levou a um a enxurrada de atividade on-line que indica o surgimento de uma nova maneira de fazer matemática - via blogs e wikis.

"Pelo menos foi um catalisador para discussões muito interessantes", afirma Terence Tao, da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, um dos vários cientistas da computação e matemáticos que correram para tentar entender a proposta de prova apresentada por Deolalikar foi publicada na internet na semana passada.

Grande parte dessas discussões aconteceu no blog de Richard Lipton , cientista da computação no Instituto de Tecnologia da Geórgia. Uma página wiki também foi montada para colher opiniões sobre a prova.

A prova de Deolalikar, segundo a qual "P =/= NP", estabeleceria sérios limites no potencial de processamento de computadores, com implicações para criptografia.

No dia 13 de agosto, porém, Lipton postou no seu blog um e-mail do cientista da computação Neil Immerman, da Universidade de Massachusetts, que disse ter achado uma falha grave no paper de Deolalikar. Desde então, a maré virou contra a prova, embora as discussões on-line continuem.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página