Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/08/2010 - 13h51

Cientistas atacam tratamentos com células-tronco

Publicidade

GIULIANA MIRANDA
DE SÃO PAULO

A proposta é tentadora: cura ou melhora significativa para esclerose múltipla, Alzheimer, lesões na medula e vários outros males que a medicina tradicional até agora não consegue resolver de forma definitiva.

Mesmo sem documentação científica que comprove esses resultados, é cada vez maior o número de pessoas que se aventuram por clínicas que oferecem tratamentos com células-tronco. A maioria em países com regras frouxas quanto a seus riscos e eficácia.

O chamado "turismo de células-tronco" atingiu escala global e, até maio de 2009, pesquisadores já tinham identificado 27 países que disponibilizam o tratamento.

Embora a maioria dos centros fique na Ásia, com destaque para China e Índia, há polos também em países da Europa, como a Alemanha.

Para atrair clientes do exterior, as clínicas têm sites bem cuidados --normalmente com versões em inglês e francês-- com fotos e depoimentos de pacientes relatando o progresso após serem submetidos à terapia.

No topo do ranking de tratamentos estão as doenças degenerativas, como mal de Parkinson. Derrames e diabetes vêm logo atrás, seguidos por lesões na espinha. Embora menos comum, terapia contra HIV/Aids também pode ser encontrada.

"As células-tronco são muitas vezes apresentadas como solução milagrosa para qualquer problema. Isso é sensacionalismo. As terapias realmente comprovadas ainda são muito restritas", diz Lygia Pereira, do departamento de Genética e Biologia Evolutiva da USP.

Divulgação
A estudante tetraplégica Yoko Sugimoto, 26, recebe a primeira aplicação de seu tratamento com células-tronco na China
A estudante tetraplégica Yoko Sugimoto, 26, recebe a primeira aplicação de seu tratamento com células-tronco na China

ÚNICA ESPERANÇA

Uma vez no organismo dos pacientes, as células-tronco estão sujeitas a uma série de problemas, desde o crescimento fora de controle até a transformação em células diferentes das desejadas. Em alguns casos, até tumores. Esses riscos não costumam ser descritos pelas clínicas.

Para a geneticista, os centros oferecem falsa esperança de cura e se aproveitam do desespero da doença.

"É muito difícil, como profissional e ser humano, dizer para alguém que não existe alternativa, mas os médicos e os pesquisadores têm de ser fortes. A ciência séria precisa de comprovação, por mais tentador que seja", afirma.

GUERRA DECLARADA

A questão dos bioturistas se tornou tão significativa que a Sociedade Internacional de Pesquisas com Células-Tronco (ISSCR, em inglês) criou um site (www.closerlookatstemcells.org) sobre isso.

Além de desmascarar os principais golpes - como simplesmente injetar soro e outras soluções no corpo do paciente- os especialistas se oferecem para analisar clínicas suspeitas.

Na página há um guia para download, com informações em cinco idiomas (o português deve entrar na lista até o fim de setembro).
Revistas científicas respeitadas, como "Science" e "Nature", têm abordado o tema mais regularmente desde o ano passado.

Este mês, a FDA (Federal Drug Administration), órgão que regulamenta os procedimentos médicos nos EUA, entrou na Justiça para impedir que uma clínica do Colorado oferecesse o tratamento com células-tronco.

Editoria de Arte/Folhapress
TURISMO BIOMÉDICO Veja quanto cobram e onde funcionam os centros de "tratamento" não regulamentados pelo mundo
Pesquisadores querem deter propagação de clínicas que oferecem tratamentos milagrosos sem base científica
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página