Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/09/2010 - 10h51

Remédio contra reumatismo pode ajudar diabéticos do tipo 2

GIULIANA MIRANDA
DE SÃO PAULO

Um remédio usado há quase 20 anos no tratamento de doenças reumáticas também pode ser alternativa para combater o diabetes tipo 2, que afeta quase 5% da população em todo o mundo.

Defeito em relógio interno do pâncreas aumenta risco de diabetes
Pesquisa descobre proteína que ajuda no tratamento de diabetes
Obesidade provoca pane no sistema de defesa do corpo

Cientistas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) descobriram que a diacereína --comercializada com o nome de Artrodar-- consegue reduzir a resistência das células à insulina.

Divulgação
Unicamp testa remédio para reumatismo no tratamento do diabetes tipo 2, que afeta quase 5% da população mundial

"O diabetes tipo 2 causa um efeito inflamatório subclínico nos tecidos e nos vasos. Ou seja: o paciente não tem febre ou dores, mas a inflamação está lá e provoca danos mesmo assim", afirma o coordenador do trabalho, Mário José Abdalla Saad.

A diacereína age combatendo essa inflamação. A substância consegue inibir a produção de algumas proteínas, que dificultam a ação da insulina no organismo. Uma aluna de doutorado de Saad irá defender uma tese relatando o método no fim de setembro.

Os testes com animais em laboratório devem começar em breve e, segundo Saad, os pesquisadores estão confiantes que os resultados serão "muito positivos".

O otimismo dos cientistas vem do sucesso do trabalho anterior do grupo, que provou que o ácido acetilsalicílico --a popular aspirina-- é eficaz contra o diabetes.

O composto age da mesma forma que a diacereína, inibindo a ação de algumas proteínas. A aspirina, porém, necessita de doses muito maiores para fazer efeito: o equivalente a dezenas de comprimidos comuns.

Quantidades tão elevadas podem causar sangramentos gastrointestinais e "zumbidos" no ouvido, o que inviabiliza seu uso em humanos, afirma o coordenador.

BAIXO CUSTO

O tratamento com a diacereína é promissor, de acordo com os pesquisadores, porque seu uso já é consagrado no mercado. Isso reduziria os custos de aplicação, uma vez que a patente está próxima de cair, e também as dificuldades para liberação de testes em humanos.

"O futuro está em encontrar novas aplicações para drogas que já existem", afirma o cientista.