Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/10/2010 - 16h31

Coquetel de aminoácidos estende vida e melhora coordenação, mostra estudo

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um coquetel de aminoácidos, substâncias que formam as proteínas, pode estender o tempo de vida em 12%. O experimento, realizado nas universidades de Milão e de Pavia, na Itália, ainda não foi testado em humanos, mas ratos que receberam água contendo leucina, isoleucina e valina viveram mais do que os não tratados --respectivamente, 869 dias contra 774.

Israelenses eliminam células com HIV sem atingir as saudáveis
Game ajuda a descobrir estrutura de proteínas
Grupo descobre como destruir placas formadas por bactérias

Segundo o pesquisador Enzo Nisolin, da Universidade de Milão, o coquetel também melhorou o condicionamento físico e a coordenação dos animais.

SXC
Além de prolongar a vida de ratos, coquetel melhorou condicionamento físico e coordenação dos animais
Além de prolongar a vida de ratos, coquetel melhorou condicionamento físico e coordenação dos animais

O suprimento energético para as células aumentou, com a produção de mais mitocôndridas --estruturas celulares que geram energia--, e os danos causados por radicais livres diminuíram.

No estudo, publicado no jornal "Cell Metabolism", os pesquisadores afirmam que a descoberta poderá ser usada na prevenção e no controle de doenças humanas relacionadas à idade, principalmente problemas cardíacos e pulmonares.

Leucina, isoleucina e valina fazem parte do grupo de 20 aminoácidos que compõem as proteínas, e são conhecidas como "aminoácidos de cadeia ramificada" (BCAAs, na sigla em inglês). Elas são utilizadas por praticantes de musculação para conservar o tecido muscular.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página