Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/10/2010 - 16h30

Mosca descoberta no Japão usaria perna para conquistar fêmeas

SINDYA N. BHANOO
DO "THE NEW YORK TIMES"

No reino animal é comum que os machos tenham ornamentos, como penas brilhantes, para impressionar as fêmeas de sua espécie. Porém, uma espécie de moscas recém-descoberta no Japão acrescenta algo novo ao jogo de exibição sexual.

Moscas bêbadas ajudam no estudo sobre o vício
Pesquisa cria lembrança falsa em inseto
"Robô-mosca" ajuda a fazer diagnósticos e levar medicamentos

A ornamentação, uma protuberância com o formato de uma luva de boxe, aparece com frequência em apenas uma das pernas frontais da mosca, encontrada em regiões florestais do monte Fuji. Enquanto alguns machos tinham o ornamento em ambas as pernas, e alguns em nenhuma, muitos tinham a saliência em apenas uma perna.

Os pesquisadores descrevem sua descoberta na revista "Biology Letters". "É difícil explicar por que elas são assimétricas. Poderia significar que a mosca pousa sobre um galho e coloca uma perna para cima para atrair fêmeas", disse Adrian Plant, taxonomista do Museu Nacional de Gales e um dos autores do estudo. "Precisamos de mais observações dos insetos em campo".

Dos 33 machos coletados, 14 possuíam uma perna ornamentada, e os restantes tinham as duas ou nenhuma. O fato de tantas delas serem assimétricas levou os pesquisadores a acreditar que essa característica era mais do que apenas uma aberração da natureza.

O que parece claro é que a luva de boxe atrapalha a habilidade da mosca de voar com eficiência, o que contribui à ideia de que sua função seria atrair fêmeas. "É como usar um corte de cabelo desordenado", afirmou Plant.

Ainda são necessárias pesquisas adicionais, mas é possível que as luvas também contenham glândulas produtoras de seda, que ajudariam as moscas a capturar presas e exibi-las a potenciais parceiras.