Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/10/2010 - 22h08

Nave espacial Soyuz com três tripulantes chega à ISS

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

Uma nave especial russa Soyuz com dois cosmonautas russos e um astronauta americano a bordo se acoplou à ISS (Estação Espacial Internacional), informou o centro de controle do cosmódromo de Baikonur (Cazaquistão).

O acoplamento da Soyuz, que decolou de Baikonur na sexta-feira, ocorreu às 04h01 de domingo, hora de Moscou (00h01 GMT), informou o controle.

Segundo um porta-voz do centro, Valery Lydin, o acoplamento aconteceu de maneira automática e os três astronautas se transferiram para a ISS uma vez transcorridas as três horas necessárias.

Na Soyuz TMA-M, uma versão modernizada da nave espacial utilizada pela Rússia para voos tripulados, viajam o experiente Alexander Kaleri, o americano Scott Kelly, que realizou duas viagens espaciais, e Oleg Skripochka, em sua primeira experiência no espaço.

Com um total de 610 dias e quatro voos ao espaço antes desta missão, Kaleri é um dos cosmonautas russos com mais experiência. Sua primeira missão, na estação Mir, foi em março de 1992, logo depois do fim da União Soviética.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página