Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/10/2010 - 10h11

Sal pode regenerar cauda amputada de girinos, afirma estudo

DO "THE NEW YORK TIMES"

Uma solução de sódio ajuda a regenerar a cauda amputada de girinos, segundo uma pesquisa publicada no "Journal of Neuroscience". A descoberta é significativa, já que um estudo mais aprofundado pode ajudar cientistas a desenvolver tratamentos para a medula espinhal e membros humanos, salientou o autor, o biólogo Michael Levin.

Os cientistas administraram uma droga nos girinos que estimou a ação de íons de sódio nas celulas afetadas. O resultado é que, depois de 18 horas, o local amputado deu origem à regeneração.

Os tecidos não costumam se regenerar muitas horas depois que o dano está feito ou quando a região cicatriza. E, embora os girinos possam naturalmente regenerar caudas perdidas, essa habilidade diminui com a idade.

Médicos espanhóis reconstroem pênis de senegalês com tecido do antebraço
Pele produzida por bioengenharia cicatriza úlcera em diabético
Antigos egípcios dominavam cirurgia de amputação e próteses

Segundo Levin e equipe, da Universidade Tufts, em Massachussets (EUA), os íons de sódio parecem recuperar essa habilidade.

SXC
Cientistas administraram droga nos girinos que estimou a ação de íons de sódio nas celulas afetadas e regeneração.

O canal conhecido como NaV1.2. é responsável pelo transporte do sódio para as células danosas com o propósito de regeneração. Quando está bloqueado, o processo também é interrompido e falha.

Se o tratamento regenerativo for desenvolvido para humanos, pode revolucionar o campo médico, com crianças que poderiam ter dedos regenerados --o mesmo não se aplicaria aos adultos.

Agora os pesquisadores querem entender por que o sal incentiva a regeneração e quais os efeitos de uma infusão.