Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/11/2010 - 15h34

Bactérias vivem em camada profunda da crosta oceânica

Publicidade

MICHAEL MARSHALL
DO "NEW SCIENTIST"

Uma expedição na camada mais profunda da crosta oceânica mostra que um novo ecossistema se encontra a quilômetros abaixo de nossos pés. Esta é a primeira vez que se registrou uma forma de vida nessa área (a grosso modo, o assoalho dos oceanos).

Esta não é a primeira vez que um estudo analisa a camada gabroica, mas como o basalto é difícil de perfurar, análises do tipo conduzido por um grupo norte-americano são raras.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

Em uma viagem hipotética para o centro da Terra, uma pessoa viajaria através do fundo mar, passaria por uma camada de sedimento, outra de basalto e outra gabroica (rochosa). É aqui que os cientistas observaram comunidades de bactérias bem dispersas.

A descoberta surpreendeu Stephen Giovannoni, da Universidade do Estado de Oregon, nos EUA, que também localizou antes micro-organismos na camada de basalto. "Esperávamos achar organismos parecidos, mas eles são bem diferentes."

As bactérias possuem características similares às encontradas e reservatórios de óleo e solo contaminado com a mesma substância. Isso significa que o organismos podem ter chegado até a camada gabroica por migração, e não pela evolução no interior da crosta.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página