Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/12/2010 - 15h20

Cientistas testam fotossíntese artificial, que pode produzir combustível "verde"

Publicidade

SABINE RIGHETTI
DE SÃO PAULO

Cientistas dos EUA e da Suíça estão tentando imitar o que as plantas fazem ao converter CO2 e água em carboidratos e oxigênio na presença de clorofila e luz do Sol.

Por meio de uma máquina do tamanho aproximado de um computador, desenvolvida pelos próprios cientistas, eles conseguiram fazer uma "fotossíntese artificial".

A invenção que, está publicada na última edição da revista científica "Science", poderá resultar em combustíveis mais sustentáveis no futuro, com base em energia solar ou hidrogênio.

O aparelho criado pelos pesquisadores captura radiação solar na sua parte superior e H2O (água) e CO2 (gás carbônico) nas laterais (veja infográfico ao lado).

No interior da máquina, em altas temperaturas, a radiação solar e os gases capturados reagem com Cério- um elemento químico bastante usado pela indústria.

A máquina, então, expele oxigênio, hidrogênio e monóxido de carbono.

"A dissociação termoquímica da água e do gás carbônico é um caminho atraente para a produção de combustível solar eficientemente e em altas taxas no futuro", explica Aldo Steinfeld, do Instituto Paul Scherrer (Suíça), um dos autores do trabalho.

A tentativa dos cientistas imitarem a natureza na produção de energia via fotossíntese não é uma novidade.

Mas a baixa eficiência das conversões já experimentadas, especialmente na redução de CO2, fez com que muitos pesquisadores desistissem da ideia.

Além de eficiente, a máquina apresentada agora pelos cientistas utiliza Cério no lugar de metais preciosos (raros e caros), testados em metodologias anteriores.

"O Cério é um óxido metálico abundante na natureza e adequado para reações de oxirredução [transferência de elétrons entre sustâncias] por causa da sua rápida de reação", disse Steinfeld.

"O material já está adequado para aplicações mais realistas", conclui.

Editoria de Arte / Folhapress/Editoria de Arte / Folhapress
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página