Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/12/2010 - 14h51

Cientistas japoneses criam liga metálica semelhante ao paládio

DA FRANCE PRESSE

Cientistas japoneses criaram uma liga com propriedades similares ao paládio, um metal precioso usado em produtos de alta tecnologia, segundo uma notícia publicada na quinta-feira, que enalteceu os avanços da nanotecnologia, à qual denominaram de "alquimia atual".

O professor Hiroshi Kitagawa, da Universidade de Kyoto, e sua equipe de cientistas contaram ter utilizado a nanotecnologia para combinar ródio e prata, elementos que normalmente não se misturam, para produzir o novo composto, destacou a notícia publicada no jornal "Yomiuri".

A liga tem propriedades similares ao paládio, que é usado em conversores catalíticos para redução de emissões de gases em veículos, bem como em computadores, telefones celulares, aparelhos de TV de tela plana e instrumentos de odontologia.

Assim como outros metais brancos, como a prata e a platina, o paládio é caro e seus depósitos se limitam à África do Sul e à Rússia.

O metal também tem aplicações na produção de células de combustível, uma fonte de energia limpa e renovável que produz eletricidade combinando hidrogênio e oxigênio, tendo como único subproduto a água.

Segundo o jornal, para produzir a nova liga, os cientistas usaram a nanotecnologia para "nebulizar" o ródio e a prata e, gradualmente, os misturaram com álcool aquecido, e os dois metais se fundiram estavelmente ao nível atômico.

O ministério da Indústria do Japão listou 31 metais raros, entre os quais se incluem o paládio e o lítio, usados em produtos industriais, como equipamentos eletrônicos e baterias. Destes, 17 elementos são chamados minerais raros terrestres.