Publicidade
Publicidade
Mudanças no cérebro de rato podem explicar por que jovens não têm medo
Publicidade
DA FRANCE PRESSE
O cérebro sofre mudanças na adolescência que suprimem os medos aprendidos na infância, revelou um estudo divulgado na segunda-feira e que pode explicar por que os adolescentes parecem tão destemidos para seus pais.
Quando os cientistas compararam a forma com que um rato jovem reage ao medo, dainte de ratos ainda mais novos ou mais velhos, os cientistas descobriram que ele não paralisa na mesma medida e que suprime suas reações ao medo contextual.
Um exame da atividade cerebral em ratos adolescentes demonstraram que as duas áreas do cérebro associadas ao processamento de experiências de medo --a amígdala basal e o hipocampo-- tinham menos atividade.
Não se trata de que os ratos adolescentes não aprenderam a ter medo, mas seus cérebros não enviavam os mesmos sinais que os ratos adultos ou as crianças.
"Quando os ratos começam a transição para a adolescência, ocorre uma supressão do medo contextual e da atividade sináptica associada", destacou o estudo publicado na "Proceedings of the National Academy of Sciences".
Embora possa ser cansativo para os pais, a resposta destemida pode ser útil porque acontece em um momento em que os adolescentes estão explorando e pondo à prova os limites de sua independência, o que não poderiam fazer caso sentissem medo.
"De uma perspectiva evolutiva, uma supressão temporária do medo contextual durante a adolescência pode ser altamente adaptativa, pois se produz justamente quando o rato adota condutas exploratórias para sair do ninho", ressaltou o estudo.
+ CANAIS
+ NOTÍCIAS SOBRE MEDO
- Rara doença cerebral faz com que mulher não tenha medo de nada
- Cientistas detectam área cerebral ligada a superação de medo
- Central de medo no cérebro controla cautela em perder dinheiro
+ NOTÍCIAS EM CIÊNCIA
- Brasileiro compra livro e não lê; ouça
- 'Pilhar, matar, destruir'; guia expõe segredos de 'Diablo 3'
- Covardia é o pior dos vícios, diz Pondé
- Leia trecho de 'O Filtro Invisível: O que a Internet Está Escondendo de Você'
- Inglês e mais 7 línguas em lições de 15 min, com livro e CD. Desconto de 30%!
- Dicionário Houaiss de R$ 269,00 por R$ 193,00
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Cães modernos parecem pouco com seus ancestrais
- Britânicos indicam SP como a 45ª melhor cidade para estudar
- Nasa conta 4.700 asteroides potencialmente perigosos para a Terra
- Eclipse forma 'anel de fogo' e é visto na Ásia e América do Norte; veja
- Primeira cápsula privada de abastecimento da ISS é lançada
+ Comentadas
- Análise de DNA reforça elo entre humanos e gorilas
- Brasil é acusado de atrasar construção de megatelescópio
+ EnviadasÍndice
Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade
Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicaçao, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.








Tablet
Notebook
Tênis
Auto DVD Player
TV