Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/01/2011 - 15h56

Estudo revela que amebas praticam espécie de agricultura rudimentar

DA EFE

Cientistas identificaram a existência de uma espécie de ameba que pratica uma forma rudimentar de agricultura.

A ameba Dictyostelium discoideum transporta, cultiva e colhe seu próprio alimento, aponta um artigo publicado na última edição da revista "Nature".

Encontrada no solo de algumas florestas, essa ameaba é um organismo conhecido por se alimentar de bactérias.

Mas, em determinadas circunstâncias, decide não consumir todos os recursos de uma região para incorporar alguns micróbios a seu corpo e depois depositá-los em um cultivo em uma nova localização, comprovaram os cientistas.

O trabalho recém-publicado, realizado pela cientista Debra Brock, da Rice University (EUA), concluiu que o organismo unicelular desenvolve um comportamento "sofisticado e surpreendente" quando se alimenta, dado que um terço dos indivíduos desta espécie observados pelos pesquisadores mostraram habilidades parecidas às dos "agricultores" primitivos.

A agricultura é reconhecida como um dos marcos da adaptação humana ao meio, e é um comportamento associado habitualmente às formas de vida que desenvolveram relações sociais estruturadas.

Os cientistas já tinham descoberto anteriormente que alguns seres com sociedade mais estruturada, como cupins e determinadas classes de formigas, são capazes de estabelecer sistemas de cooperação entre seus indivíduos e praticam algum grau de agricultura primitiva.