Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/02/2011 - 10h20

Cientistas defendem no AAAS testes com animais

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

Um grupo de cientistas americanos defendeu os experimentos com animais, durante reunião da AAAS (Associação Americana para o Avanço da Ciência), que encerrou segunda-feira em Washington (EUA), afirmando que a medida permitiria salvar vidas.

Os testes com animais possibilitou avanços em pesquisas que, por sua vez, melhoraram a qualidade de vida dos seres humanos, afirmaram.

"Parar significaria não sermos mais capazes de fornecer tratamentos no prazo apropriado. Isto quer dizer: muitas pessoas vão morrer", afirmou à AFP Stuart Zola, da Universidade Emory, que abriga um importante centro de pesquisa sobre primatas.

Os experimentos com animais permitem, entre outros, trabalhar com tratamentos para doenças como o diabetes ou a Aids, e são utilizados como parte da pesquisa sobre células-tronco, segundo os pesquisadores.

Centenas de animais são usados a cada ano para objetivos experimentais. Estes testes são criticados por organizações de defesa dos animais, que pressionam os laboratórios científicos, algumas vezes recorrendo ao boicote dos produtos fabricados.

Experiências com animais são, contudo, indispensáveis como no estudo a hepatite C, explicou John Vandenberg, do Centro Nacional de Pesquisa sobre os primatas do sudoeste, com sede no Texas.

"Há uma verdadeira falta de informações no mundo sobre a origem dos tratamentos e das vacinas", lamentou.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página