Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/02/2011 - 16h02

Praga nos EUA, formiga-de-fogo se espalha para Ásia

ASSOCIATES PRESS

Desde os anos 1930, os Estados Unidos tentam combater a praga de formigas-de-fogo que se espalhou principalmente no sudoeste dos EUA. Agora, os invasores estão "usando" o país para invadir outra região. No caso, a Ásia.

Os insetos, da espécie Solenopsis invicta, também foram localizados em áreas da China, Taiwan, Austrália e Nova Zelândia nos últimos 20 anos.

Kenneth G. Ross/AP/Science
Formigas-de-fogo representam prejuízo de US$ 6 bilhões nos EUA; elas são proeminentes no sul do país

Testes realizados com as formigas que estão na Ásia mostram que elas vieram dos EUA. Pensava-se que elas vinham da América do Sul, de onde são originárias.

Kenneth G. Ross/AP/Science
Na foto, rainha de uma colônia de formigas-de-fogo; depois dos EUA, insetos invadem países da Ásia

"Os controles biológicos podem ser melhor trabalhados se sabemos de onde as formigas-de-fogo vieram. Podemos também melhorar o monitoramento das áreas e as rotas de transporte", comenta Marina Ascunce, do Museu de História Natural da Flórida.

Nos EUA, as formigas-de-fogo são responsáveis por um prejuízo anual de cerca de US$ 6 bilhões, entre danos à agricultura e gastos com o controle dos insetos.

O estudo está disponível na edição desta sexta-feira da revista "Science".