Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/07/2011 - 16h29

Cientistas descobrem como esquilos hibernam

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

Cientistas do Alasca revelaram nesta terça-feira que descobriram como fazer um esquilo hibernar. O achado poderá ser usado para preservar a função cerebral de humanos que sofreram acidentes vasculares cerebrais ou ataques cardíacos.

SXC
Achado poderá ser usado para preservar a função cerebral de humanos que sofreram derrame ou ataques cardíacos
Achado poderá ser usado para preservar a função cerebral de humanos que sofreram derrame ou ataques cardíacos

Contudo, a técnica funcionou apenas em esquilos despertados durante a temporada de hibernação, e não fora dela, destaca o estudo publicado no "The Journal of Neuroscience".

Pesquisadores da Universidade do Alasca, em Fairbanks, aplicaram nos esquilos árticos uma substância similar à cafeína para despertá-los da hibernação.

Outra substância foi administrada em distintos momentos do ano para estimular partes do cérebro e fazer com que a molécula chamada adenosina se juntasse a certos receptores para causar a sonolência.

"Quando um esquilo começa a hibernar e quando se sente sonolento é porque as moléculas de adenosina se uniram a receptores no cérebro", disse Tulasi Jinka, principal autor do estudo.

A adenosina reduz a atividade das células nervosas. Os animais que hibernam experimentam temperaturas corporais muito baixas e consomem pouco oxigênio, mas não sofrem dano cerebral.

Se os cientistas puderem dominar este processo nos humanos, serão capazes de prevenir danos causados por traumas graves, como acidentes vasculares cerebrais ou ataques do coração.

Os pesquisadores foram capazes de despertar o esquilo durante sua hibernação e fazê-lo dormir novamente, mas quanto tentaram induzir a hibernação no verão, fora da temporada regular, não obtiveram sucesso.

Eles não têm certeza do que faz o cérebro suficientemente sensível à adenosina para permitir a entrada em um estado de hibernação. O próximo passo será testar o processo com ratos, cujos sistemas são mais semelhantes aos humanos.

"Compreender as qualidades neuroprotetoras dos animais que hibernam pode levar ao desenvolvimento de um medicamento ou tratamento para salvar a vida das pessoas após um acidente vascular cerebral ou um ataque do coração", disse Kelly Drew, autora e professora do Instituto de Biologia Ártica da Universidade do Alasca.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página