Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/08/2011 - 15h45

Mais restos de navio antigo são encontrados no Marco Zero

Publicidade

DA EFE

A equipe que trabalha em escavações no Marco Zero de Manhattan encontrou mais restos do navio do século 18, que se tornou a maior descoberta arqueológica em Nova York desde 1982.

"Encontramos uma porção da parte frontal ou proa do navio. São várias dezenas de peças de cerca de dois metros de comprimento e menos de meio metro de altura", explicou nesta sexta-feira à agência de notícias Efe o arqueólogo Michael Pappalardo, encarregado da avaliação da descoberta.

O especialista é membro da AKRF, uma das empresas contratadas pela Autoridade Portuária de Nova York e Nova Jersey para documentar as descobertas históricas nas obras de reconstrução no Marco Zero, onde ficavam as torres do World Trade Center, que sofreram o atentado de 11 de setembro.

Em julho de 2010, um grupo de trabalhadores do Marco Zero encontrou os primeiros restos da embarcação do século 18.

Segundo as análises dos restos do navio, que permaneceu durante mais de 200 anos enterrado no sul de Manhattan, tratava-se de "uma embarcação comercial, não militar, provavelmente para transportar pessoas ou bens ao longo do rio Hudson".

Além disso, em algum momento viajou ao Caribe, já que foram encontrados parasitas nos restos de madeira analisados que só se encontram nessas águas, revelou Pappalardo.

Os restos serão levados ao Centro de Conservação e Arqueologia Marítima do Texas, onde se encontram os laboratórios nos quais são analisadas as peças encontradas em 2010 e onde ficarão temporariamente até que as autoridades nova-iorquinas decidam o que fazer com elas.

Em 1982, foram encontrados os restos de uma embarcação mercante do século 18 em obras na Water Street, também no sul de Manhattan.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página