Publicidade

 

Publicidade

 

PUBLICIDADE

 
 
  Acompanhe a Folha.com no Twitter
17/10/2011 - 11h02

Observatório detecta 14 mil estrelas em nebulosa Carina

Publicidade

 

DE SÃO PAULO

O observatório Chandra de Raios-X detectou mais de 14 mil estrelas na nebulosa Carina, região conhecida pela formação desses objetos estelares que se encontra no Braço de Sagitário da Via Láctea e está a cerca de 7.50 anos-luz da Terra. A imagem foi divulgada no último domingo (16).

As informações reunidas pelo Chandra fornecem evidências de a região ter abrigado no passado uma supernova --nome que se dá às estrelas que explodem.

Galáxias ajudam estudo sobre dissipação de nevoeiro cósmico
Foto mostra nebulosa Órion iluminada por estrelas em formação

Um indício dessa hipótese é a área de aglomerados de estrelas conhecida como Trumpler 15 (na parte superior da foto). Algumas delas emitem poucos raios-X, o que sugere que parte delas já foi destruída pela explosão da tal supernova.

Outra novidade é a identificação de seis novos objetos que provavelmente são estrelas de nêutrons --fases finais da extinção de estrelas. Observações anteriores tinham visto apenas uma delas.

Nasa/France Presse
Na parte superior da imagem, a área de aglomerados de estrelas conhecida como Trumpler
Na parte superior da imagem, a área de aglomerados de estrelas conhecida como Trumpler
 

Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade