Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/10/2011 - 11h06

Rússia quer prolongar vida útil da ISS até 2028

Publicidade

DA EFE

A Rússia propôs na terça-feira (18) o funcionamento da ISS (Estação Espacial Internacional) por mais oito anos além do previsto. O módulo, que iniciou suas operações em 1998, deve encerrar suas atividades em 2020.

"Os especialistas têm diante de si a missão de estudar uma proposta audaz: como garantir o funcionamento da ISS em órbita durante 30 anos", disse Alexei Krasnov, chefe do programa de cosmonautas da agência espacial russa, a Roscosmos.

Krasnov, que fez estas declarações durante um fórum internacional em Moscou, disse que a plataforma poderia ser utilizada no futuro como centro de montagem dos aparelhos para voos interplanetários.

A iniciativa russa recebeu imediatamente o apoio do diretor de operações da Nasa (agência espacial americana), Mark Polanski, e dos representantes da ESA (Agência Espacial Europeia), informam as agências de notícias russas.

Para Polanski, a estação terá nos próximos anos um papel crucial como trampolim para os voos à Lua, Marte e outros lugares remotos do espaço.

Além da Rússia, Estados Unidos, Japão, Canadá e 12 países-membros da UE (União Europeia) também participam do projeto, que nunca contou com a adesão da China, terceira maior potência espacial do mundo.

Os primeiros astronautas pisaram na plataforma em 2 de novembro de 2000, de maneira que a ISS já superou o recorde estabelecido pela estação russa MIR de nove anos e 257 dias com presença humana.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página