Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

adriana gomes

 

11/11/2012 - 05h34

Situação desconhecida não deve ser encarada como provação

DE SÃO PAULO

Não é fácil lidar com emoções como o medo e a insegurança que surgem diante das mais diversas situações da vida.

Somos bombardeados por reportagens que afirmam que o bom profissional deve estar preparado para novos desafios e se adaptar rapidamente diante de novos cenários, para a tomada de decisões estratégicas, para apresentações públicas ou para lidar com negociadores truculentos.

O que ninguém conta é que, internamente, muitas pessoas sofrem com as pressões por resultados e desempenho, com altas expectativas, com autocobranças, porque não querem falhar, nem desapontar a si e ao seu público. Todos sentem medo, em maior ou menor grau. O ponto é que o medo pode paralisar uma pessoa. Podem ser muitas as causas dessa reação, entre elas:

  • Perfeccionismo
  • Falta de preparo
  • Baixa autoestima
  • Dificuldade para lidar com críticas
  • Pouco autoconhecimento

Por outro lado, há pessoas que se sentem estimuladas pelas situações novas e encaram o desconhecido de maneira mais "lúdica", como uma oportunidade de aprendizado e não como provação. Essa atitude, por si, já torna a situação menos ameaçadora.

É importante, entretanto, estar preparado para enfrentar tais situações: pesquisar, conversar com pessoas que passaram por desafios semelhantes, conhecer seus limites e analisar as ameaças e oportunidades da situação. Isso ajuda a minimizar a sensação de medo e aumenta a autoconfiança.

adriana gomes

Adriana Gomes é mestre em psicologia social e do trabalho, coordenadora do Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da ESPM e fundadora do site www.vidaecarreira.com.br. Escreve aos domingos, a cada duas semanas.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página