Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

adriana gomes

 

25/11/2012 - 04h00

Mercado precisa de profissionais especialistas e generalistas

DE SÃO PAULO

Uma pergunta frequente entre jovens profissionais é se o mercado prefere especialistas ou generalistas. O que eu posso afirmar é que o mercado precisa dos dois.

O profissional generalista costuma desenvolver atividades relacionadas à estratégia. Desenvolvem a visão e o pensamento globais -eles costumam ser os executivos. Para fazer uma analogia, dizemos que veem a organização como uma floresta.

No caso do especialista, ocorre o inverso. As aptidões desse tipo de profissional estão ligadas a questões processuais, a projetos, a melhorias específicas e à solução de problemas. Eles veem a organização como uma árvore.

Cada vez mais é valorizado o perfil híbrido, ou seja, profissionais que têm uma boa base técnica em determinada área, mas que conseguem atuar estrategicamente.

O mais importante é que a pessoa se conheça e saiba identificar em qual das áreas se sente confortável. O profissional deve descobrir se prefere uma atividade especializada ou se gosta da visão global.

Não é raro escutar em reuniões empresariais que "promoveu-se um grande profissional e ganhou-se um péssimo líder", pois as preferências do candidato nem sempre são bem avaliadas.

A carreira de especialista, muitas vezes, não é tão valorizada quanto a do executivo generalista. Hoje, temos um país com deficit de técnicos e de especialistas.

Eles recebem remuneração diferenciada, pois respondem à fórmula da oferta e da demanda. Como são raros, custam mais caro.

adriana gomes

Adriana Gomes é mestre em psicologia social e do trabalho, coordenadora do Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da ESPM e fundadora do site www.vidaecarreira.com.br. Escreve aos domingos, a cada duas semanas.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página