Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

adriana gomes

 

31/03/2013 - 03h00

Agir para mudar

Recebi algumas mensagens de leitores me perguntando sobre como fazer um plano de ação para a carreira. Primeiramente, é preciso ter um objetivo claro --identificar o que está incomodando de fato na vida profissional para que o foco de suas ações seja bem definido.

Faça uma relação do que você pode, de fato, fazer para mudar essa situação. Tente não depender de terceiros. As soluções podem variar de uma conversa sincera com pares e superiores, buscando melhorar a situação atual, uma análise junto à sua empresa sobre as perspectivas de mudança de setor ou mesmo uma revisão salarial. Se você receber uma proposta, apresente-a ao seu gestor e avalie suas reais perspectivas.

Caso queira mudar de empresa, pois não identifica nenhuma possibilidade de melhora, é importante se autoavaliar em relação ao mercado. Pesquise vagas nas suas áreas de interesse e entenda o que o mercado exige para profissionais que vão ocupar aquela posição. Avalie seus pontos fortes e fracos: o que você faz muito bem? De que maneira poderá ser útil ao seu futuro empregador?

Seu foco nesse momento é entender as necessidades do seu empregador. Elabore um currículo objetivo, de no máximo duas páginas, com destaque para experiências, habilidades e resultados obtidos. Fale com pessoas-chave da sua rede de contatos que possam indicar profissionais ou empresas nas quais você tenha interesse. Não peça emprego: peça dicas e sugestões. Invista em atualização e mãos à obra.

adriana gomes

Adriana Gomes é mestre em psicologia social e do trabalho, coordenadora do Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da ESPM e fundadora do site www.vidaecarreira.com.br. Escreve aos domingos, a cada duas semanas.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página