Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

alexandra forbes

 

11/07/2012 - 08h00

Almoçando no número 1 do mundo

Comer fora é como ir ao cinema. A sua impressão da experiência, queira ou não, será tingida pelo que seus amigos acharam do filme e pelos trechos mostrados em trailers.Quanto mais se sabe sobre o filme antes de vê-lo, menos efeito terão as cenas que deveriam surpreender.

Na semana passada, cheguei ao Noma, em Copenhague - eleito número 1 no ranking dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo -, com a estranha sensação de já ter estado ali 20 vezes, embora fosse minha primeira - e ansiosamente esperada - visita. Conhecia intimamente a fachada, sabia o nome de pelo menos cinco dos jovens cozinheiros, tinha familiaridade com o salão com peles no encosto das cadeiras, por onde já tinha passeado mentalmente, por meio de vídeos e fotos.

Perdi a conta de quantas reportagens li sobre René Redzepi, o chef-proprietário, sem contar seu livro, que contém trechos de um íntimo diário escrito em primeira pessoa. Redzepi, com quem viajei certa vez à Finlândia, veio me receber na calçada, de sorriso e braços abertos.

Previsivelmente, foi um almoço de poucas surpresas. Começou com formigas que eu já havia provado no dia anterior, cujo gosto lembra capim-santo. Quando chegaram camarõezinhos vivos sobre cama de gelo, eu já esperava que saíssem saltitando pela mesa (o que não diminuiu minha aflição ao comê-los!).

Ao servirem linda travessa de cascas de mexilhão, eu já sabia que duas delas eram réplicas, biscoitinhos negros em formato de concha, em que se aninhavam mexilhões temperados. Mal apareceu o garçom com dois pratos nos quais sobressaíam ramos de pinho, exclamei: "Os famosos aspargos brancos!"

Ao final, abrindo a lata de biscoitos vintage em que eles servem batatas chips cobertas de chocolate, bateu uma ponta de tristeza. Por anos esperei por esse almoço, mas, de tanto ver prévias do filme, fui incapaz de me render à magia.

Senti inveja dos que vão ao Noma sem estudá-lo, ainda virgens. Não duvido que saiam dali certos de que o mago Redzepi merece, de fato, o posto de melhor do mundo.

alexandra forbes

Alexandra Forbes é jornalista gastronômica, 'foodtrotter' e autora de 'Jantares de Mesa e Cama'. Escreve às quartas, a cada duas semanas.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página