Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

alexandra forbes

 

08/08/2012 - 03h40

Peregrinos da boa mesa

Em janeiro andarei 700 km de Estocolmo até o Faviken, pequenino restaurante no meio de uma fazenda. Ali, o chef Magnus Nilsson serve um precioso menu-degustação com ingredientes locais - um feito e tanto, considerando os longos e gélidos invernos.

Recolhe febrilmente no verão o máximo que pode para preservar em picles, salmouras, ou compotas que abasteçam a cozinha na estação fria. Serve até corações de repolhos guardados por meses no porão, já podres por fora.

Não hesito em viajar 15 horas até um restaurante, se a cozinha prometer ser espetacular. Como eu, milhares de brasileiros pegam horas de estrada em busca de grandes mesas.

Chefs de estrelados fora da rota me dizem que recebem muitos brasileiros. Exemplos? O The Fat Duck, a uma hora de Londres, o Etxebarri, em um vilarejo perto de Bilbao, e o El Celler de Can Roca, no súburbio de Girona, na Espanha.

O conceito do "destination restaurant" - um lugar até onde se vai só pela experiência à mesa - inexiste no Brasil (com exceção do Locanda della Mimosa, em Itaipava, no Rio). "O cara reluta em ir do Leblon até o Jardim Botânico para jantar, mas quando vai à Europa roda o quanto for preciso para comer bem", diz o chef Rafa Costa e Silva.

Ele foi chef do Mugaritz, premiadíssimo restaurante campestre a 40 minutos de San Sebastian, Espanha. No verão, 90% dos clientes são turistas, muitos deles brasileiros", conta.

Voltou ao Brasil e queria abrir algo similar na Serra Fluminense. "Desisti. Viveria vazio, só poderia abrir nos fins de semana", diz. Resignado, instalará seu restaurante em um casarão antigo em Botafogo, cuja reforma termina no outono.

Será Costa e Silva pessimista demais? Alex Atala pretendia abrir um restaurante no famoso museu a céu aberto em Inhotim, Minas Gerais. Se o projeto se concretizasse, atrairia gente de longe, aposto.

Eu me pergunto se é o brasileiro devoto da boa mesa que tem preguiça de percorrer distâncias em seu próprio país, ou se é o país que ainda não tem restaurantes fora das cidades que justifiquem a viagem...

alexandra forbes

Alexandra Forbes é jornalista gastronômica, 'foodtrotter' e autora de 'Jantares de Mesa e Cama'. Escreve às quartas, a cada duas semanas.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página