Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

anna veronica mautner

 

07/08/2012 - 04h01

Ofícios e terceira idade

É longo o rol das atividades profissionais que o mundo nos oferece. Longa, também, é a lista de aptidões -relacionadas a habilidades motoras ou mentais, sexo, idade, força física- das quais dispomos para realizar essas atividades.

Ajustar o rol de habilidades ao rol de ofícios é tarefa complicada porque são muitas as variáveis a conciliar. Os serviços de orientação profissional e vocacional e a área de recursos humanos, nas empresas, procuram harmonizar esses dois universos.

Olhando em torno com espírito crítico percebemos que em algumas posições sobra força e falta habilidade.

É raro não observarmos algum desperdício. Vemos jovens presos em funções nas quais quase nada das suas aptidões está em uso.

Cá entre nós: um jovem na flor da idade e do vigor passando o dia num guichê de protocolo, apenas carimbando? Que desperdício!

Levanto uma questão: por que funções cujo desempenho demanda pouca ou nenhuma força, praticamente nenhuma destreza física ou formação específica não são preenchidas por membros de terceira idade saudáveis?

Por que se contratam rapazes para ficar numa portaria de prédio apertando botão, abrindo porta e vigiando pela TV para ver se alguém se aproxima? Esses rapazes bem que poderiam ser aprendizes de outros ofícios. Porteiro é a função perfeita para um idoso saudável.

Retrucarão os donos de administradoras: "Mas eles poderiam ser atacados!".

Eu respondo com outra pergunta: o número de ataques sofridos por um porteiro de guarita ou de porta de garagem é maior do que o número de ataques sofridos por um vendedor de bilhetes de loteria? Ser mendigo não é mais perigoso em número de assédios violentos do que ser porteiro de prédio de luxo?

A sociedade contemporânea eletrônica e automatizada tem oportunidades para idosos e idosas que não usufruem de aposentadoria suficiente ou para aqueles que recebem a aposentadoria em numerário, mas gostariam de continuar em atividade.

Essas tarefas de exercício leve são ideais para quem não procura carreira, e sim um "bico" remunerado.

Bilheteiro de cinema é função perigosa? Vender balas em saguão de cinema ou teatro é função perigosa? Entre outras funções adequadas à terceira idade estão a de cerzideira, caixa de supermercado e muitas outras.

É preciso um olhar de voo de pássaro para encaixar cada homem na função própria para sua idade.

anna veronica mautner

Anna Veronica Mautner psicanalista da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, é autora de "Cotidiano nas Entrelinhas" (Ed. Ágora) e "Educação ou o quê?" (Ed. Summus). Escreve às terças, a cada quatro semanas, na versão impressa do caderno "Equilíbrio".

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página