Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

José Antonio Ramalho

atalho  

18/01/2012 - 20h58

Coloque legendas em seus vídeos

Se você cria e posta vídeos no YouTube, no Vimeo ou em outro serviço de armazenamento de vídeos na internet, é bem provável que o faça com o áudio em português.

Muitos usuários de outros países possivelmente não assistem ao seu vídeo por não entenderem o que está sendo dito. Além disso, pessoas com deficiências auditivas também ficam limitadas com um vídeo que não tenha legenda.

Colocar legendas em um vídeo é mais simples do que você imagina. Alguns programas gratuitos permitem a criação de legendas sincronizadas com o vídeo.

Um exemplo é o DivXland Media Subtitler.

Reprodução
DivXLand Media Subtitler, programa para colocar legendas em vídeos
DivXLand Media Subtitler, programa para colocar legendas em vídeos

Sua interface é muito simples. Na parte direita da tela, você exibe o vídeo que será legendado. Na parte esquerda, você cria o texto das legendas e aplica ao vídeo.

Abra o vídeo no Media Subtitler.

Clique em "Arquivo", em seguida em "Abrir video" (Ctrl+P), e selecione o vídeo que deseja legendar/ Clique em "Arquivo" e em "Nova Legenda" (Ctrl+N).

Para criar as legendas, você pode fazer o seguinte: pressione o botão "Play" para ouvir uma frase e pressione o mesmo botão ("Pause") para interromper o vídeo.

Pressione Ctrl+A. Uma janela para digitação do texto será aberta. Escreva-o e pressione o botão "OK". Você verá que o texto aparecerá no painel da esquerda.

Repita o procedimento para todas as falas do vídeo, ou seja, você escuta a próxima frase e depois cria o texto.

Quando terminar de escrever a última legenda, você terá todo o texto, mas ele ainda não estará sincronizado com o vídeo.

Para sincronizar, selecione a primeira frase no painel da esquerda e clique no item "Pressionar e segurar" no painel "Modo de legenda" que fica abaixo do vídeo.

Esse método funciona da seguinte forma. Você pressiona o botão "Play" para executar o vídeo. Quando começar a fala você clica e mantem pressionado o botão "Aplicar" até que o texto daquela frase tenha sido falado. Ai solta o botão.

Repita esse procedimento para todas as falas. Para exibir o vídeo e testar a sincronização, selecione o item "Somente Pré-Visualização". Clique no botão "Play".

Enquanto o vídeo é exibido no modo de visualização, aparece uma faixa preta, mas ela não será exibida durante a execução do vídeo.

Se você notar que alguma legenda está fora do ponto, selecione o seu texto e coloque o vídeo alguns segundos antes da fala. Pressione "Play" e use o botão "Aplicar" para sincronizar o texto.

Nas primeiras vezes, você apanha um pouco, mas depois o processo fica muito simples.

Depois de criar os textos com as falas dos personagens, clique em "Arquivo" e em "Salvar". Neste momento, será exibida uma janela em que você deverá selecionar o formato da legenda. Pode selecionar o formato "SubRip (SRT)".

Atenção, o nome dado ao arquivo de legenda deve ser exatamente o mesmo nome do arquivo de vídeo (sem a extensão).

Esse arquivo de texto deve ficar na mesma pasta do arquivo de vídeo. Tocadores como o VLC Player, ao detectarem o arquivo de legenda, fazem sua exibição automaticamente.

José Antonio Ramalho

José Antonio Ramalho é escritor, jornalista e fotógrafo. Publicou 110 livros sobre tecnologia, mitologia grega e fotografia, traduzidos para o inglês, espanhol, polonês, indonésio e chinês. Ganhou dois prêmios de jornalismo técnico. Escreve às segundas na versão impressa do caderno "Tec".

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página