Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

José Antonio Ramalho

atalho  

15/02/2012 - 15h40

Saiba como aumentar o tamanho das suas fotos

Quando você tira fotos em alta resolução, o tamanho em Mbytes do arquivo de foto pode ficar imenso. Muitas vezes, aquelas fotos serão usadas apenas para ser colocadas em uma rede social ou exibidas no micro. Nesse caso, é melhor tirar as fotos num tamanho menor.

Existem vários programas que fazem a redução do tamanho das fotos. Uma imagem de 7 Mbytes de tamanho pode ter seu tamanho reduzido para até 300 Kbytes, por exemplo, sem grande perda da qualidade visual na tela do computador.

Reprodução
Tela do programa SmillaEnlarger, para ampliação de imagens
Tela do programa SmillaEnlarger, para ampliação de imagens

Contudo, uma imagem com apenas 300 Kbytes de tamanho não produzirá uma boa qualidade de impressão. Nesse caso, é necessário fazer um aumento da resolução da foto de tamanho pequeno. Programas de edição simples fazem esse trabalho, mas perde-se muito a qualidade.

Com o programa SmillaEnlarger disponível para download aqui, você pode fazer a ampliação com pouca perda de resolução.

O programa é bem simples de usar. Arraste a foto que deseja ampliar para a região central da tela. Em seguida, selecione no painel Output Dimensions (dimensões de saída) o tipo e o tamanho de ampliação que desejar.

No painel abaixo da foto ampliada, marque o item Allow Changes (permitir mudanças) e faça experimentos com os controles deslizantes. A cada modificação, clique no botão preview para ver como ficaram as mudanças.

Ao encontrar um resultado que julgue satisfatório, clique no botão Enlarge & Save (ampliar e salvar). A imagem é gravada na mesma pasta, mas com o nome modificado.

Câmeras e aparelhos celulares pemitem modificar o tamanho das fotos em Mpixels e, consequentemente, reduzir o seu tamanho físico em Mbytes.

Contudo, podemos esquecer de ajustar o tamanho das fotos e capturar imagens que desejamos ampliar com uma resolução baixa.

José Antonio Ramalho

José Antonio Ramalho é escritor, jornalista e fotógrafo. Publicou 110 livros sobre tecnologia, mitologia grega e fotografia, traduzidos para o inglês, espanhol, polonês, indonésio e chinês. Ganhou dois prêmios de jornalismo técnico. Escreve às segundas na versão impressa do caderno "Tec".

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página