Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

José Antonio Ramalho

atalho  

25/01/2008 - 14h02

TV digital da Europa funciona no Brasil?

"Uma TV digital comprada na Europa ou outra parte do mundo funcionará no Brasil? Moro na Alemanha e comprei uma TV LCD LG 42LF65. Tenho algumas dúvidas sobre a possível utilização deste aparelho no Brasil."
João Duarte, Alemanha

Para responder à suas dúvidas consultamos a LG do Brasil. Suas perguntas e respectivas resposta encontram-se a seguir.

1. Esta TV é compatível com os sistemas PAL da europa e SECAM (não tem NTSC e PAL-M). Pretendo comprar um conversor PAL => PAL-M para ver televisão no Brasil. Vai funcionar?

Resp.: PAL, SECAM e NTSC são padrões que definem o sistema de cor dos vídeos analógicos, além destes padrões de cor existem também padrões que definem o sistema de vídeo analógico (resolução, taxa de quadros por segundo, BW etc), são eles A, B, C, D,....., L, M e N.

Na Europa, por exemplo, utilizam os padrões PAL-B, G, D, K ou I, ou seja, o padrão de cores PAL e os padrões de vídeo B, G, D, K ou I, já o Brasil adotou o padrão PAL-M, padrão de cores PAL e o padrão de vídeo M.

Para receber canais analógicos, aqui no Brasil, com um TV comprado na Europa, é necessário comprar um conversor PAL=> PAL-M, conversor que deve ser muito bem especificado e de comprovada qualidade, pois não é uma conversão nada trivial de se fazer. A seguir encontram-se alguns links (aqui e aqui) com informações sobre este assunto.

2. Sobre a TV digital, a Alemanha utiliza o padrão DVB-T e no Brasil adotamos o sistema Japonês. Pelo que pude ler, ambos os sistemas utilizam o mesmo padrão para o processamento de vídeo, e lendo o manual da televisão, não encontrei nenhuma restrição em relação à compatibilidade com o sistema digital, o que significaria que a TV aceitaria qualquer sinal digital. Isto está correto?

Resp.: Não, o padrão Brasileiro, ISDB-TB, é similar ao DVB-T, mas não são compatíveis. O ISDB-TB e o DVB-T utilizam a mesma modulação COFDM e mesmas técnicas de correção de erros, mas um receptor DVB-T não recebe um sinal transmitido via ISDB-TB.

O padrão Brasileiro é diferente até mesmo do padrão Japonês, ISDB-T, pois utilizam algoritmos diferentes de codificação de vídeo (MPEG-2: Japão e MPEG-4 V10: Brasil) e áudio, além de outras sutis diferenças. Nem mesmo um TV digital comprado no Japão funcionaria no Brasil. Para receber o sinal digital no Brasil será necessário adquirir um receptor, set-top box, compatível com o padrão Brasileiro.

3. Qual a relação entre o sinal digital e os sistemas atuais PAL-SECAM-NTSC, são sistemas distintos?

Resp.: Totalmente distintos, PAL-SECAM-NTSC são padrões que definem as características de cor do vídeo analógico, já sinal digital utilizam outros padrões que definem as características de codificação de vídeo e áudio, modulação e transmissão do vídeo digital.

Os padrões de TV digital (sinal digital) utilizados hoje em dia são ATSC, DVB, ISDB e DMB. Bem resumidamente, o sinal digital utiliza vídeo digital (MPEG2, MPEG4, etc) e técnicas digitais que podem corrigir erros na recepção, já no sinal analógico, o vídeo é analógico e na recepção não é possível corrigir nenhum erro ocorrido entre a transmissor e receptor.

Para receber o vídeo sem problema algum é necessário utilizar um receptor do padrão específico. Passo link com mais informações sobre os padrões de TV digital e TV Analógico.

José Antonio Ramalho

José Antonio Ramalho é escritor, jornalista e fotógrafo. Publicou 110 livros sobre tecnologia, mitologia grega e fotografia, traduzidos para o inglês, espanhol, polonês, indonésio e chinês. Ganhou dois prêmios de jornalismo técnico. Escreve às segundas na versão impressa do caderno "Tec".

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página