Ph.D em Business, doutorado em administração, mestrado e bacharelado em economia. É professor na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV.
Como revolucionar os planos de saúde e estimular a prevenção
Prevenir é melhor do que remediar - disso, todo mundo sabe. No entanto, são poucos os que praticam, principalmente quando estamos falando da nossa saúde. E o mercado de seguros de saúde funciona justamente em cima desta premissa.
Assim como costumamos deixar a dieta para segunda-feira, a tentação de adiar a realização de um checkup é grande. Todos somos muito ocupados e achar uma justificativa para deixar o exame para daqui a três meses é muito mais fácil do que encontrar um dia mais calmo na sua agenda para fazer todos os exames médicos (e o pique para enfrentar a agulha e todos os outros procedimentos mais invasivos). O tempo vai passando e o que deveria ser uma rotina anual vira uma ocorrência esporádica, que ocorre quando a pessoa está com algum problema de saúde.
Desta forma, seria muito melhor para indivíduos e seguradoras que todos passassem a cuidar melhor da sua saúde e fizessem exames preventivos. Mas e o ganho das seguradoras, como fica? A economia comportamental pode ajudar nesta hora, com a sua compreensão do que motiva os indivíduos e como evitar a procrastinação.
Nós sabemos que o estabelecimento de metas pode dar um empurrão para aquela pessoa motivada a realizar os seus objetivos, ao invés de recair na tentação. Se houver um incentivo financeiro, melhor ainda.
No caso dos seguros de saúde, uma ideia seria criar um bônus: quem faz todos os seus exames preventivos no ano ganha um desconto no seu plano para o ano seguinte. Pode parecer ilógico para as seguradoras, mas não é. Assim, elas conseguiriam economizar muito com cada segurado que adota uma postura preventiva, uma vez que pagar os exames sai mais barato do que os procedimentos mais caros para o tratamento de doenças que não foram detectadas a tempo.
Desta forma, todos saem ganhando. O governo não precisa baixar uma lei que obrigue todos a fazer checkups anuais, mas aqueles interessados em se cuidar têm um incentivo financeiro para deixar a preguiça de lado e marcar logo todos os seus exames de rotina.
Post em parceria com Carolina Ruhman Sandler, jornalista e fundadora do site Finanças Femininas
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