Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

cida santos

 

25/08/2012 - 17h21

Chico Santos é o novo técnico do Peru

A comissão técnica da seleção brasileira masculina, comandada pelo Bernardinho, perdeu um integrante: o auxiliar Chico Santos. Ele é o novo técnico da seleção feminina do Peru e vai ter muito trabalho pela frente. A missão é classificar o país para os Jogos Olímpicos do Rio-2016. Já faz tempo que as peruanas não disputam uma Olimpíada. A última vez foi em Sydney, há doze anos. O caminho vai ficar um pouco mais fácil porque o Brasil já está classificado. A briga pela vaga da América do Sul será com a Argentina.

Essa não é a primeira vez que Chico Santos comanda a seleção do Peru. Em 2008, ele teve uma rápida passagem por lá, mas naquela época acabou desistindo por causa da falta de estrutura. Ele chegou até a dar declarações falando que algumas jogadoras iam para os treinos sem tomar café da manhã e que não eram feitos exames médicos antes do início do período de treinos.

Desta vez, a promessa é de mais estrutura. A esperança do Peru está na nova geração. No Mundial Juvenil de 2011, disputado em Lima, a seleção da casa, comandada pela ex-jogadora Natália Malaga, conseguiu um grande resultado. Ficou em sexto lugar atrás da campeã Itália, do vice-campeão Brasil, da China, Estados Unidos e República Dominicana. Essa equipe será a base do técnico Chico Santos para os Jogos do Rio de Janeiro.

Para quem acompanhou vôlei nos anos 80 é uma tristeza ver os últimos resultados da seleção principal peruana. Em 88, a equipe foi medalha de prata olímpica com jogadoras fantásticas como Gabriela Perez Del Solar e a canhota Cecília Tait. Só para comparar: na última Olímpica que o Peru participou em Sydney, no ano 2000, perdeu todos os jogos que disputou e acabou em último lugar. Nesta temporada, o time foi derrotado na final do Pré-olímpico da América do Sul pelo Brasil e teve que disputar o Pré-olímpico Mundial. Com uma equipe com jogadoras de no máximo 23 anos, fracassou e mais uma vez ficou fora da Olimpíada.

cida santos

Cida Santos é jornalista e uma das autoras do livro "Vitória", que narra a trajetória da seleção masculina de vôlei, campeã olímpica em 1992. Escreve de segunda a sexta no site.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página