Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

cida santos

 

25/08/2012 - 17h21

Chico Santos é o novo técnico do Peru

A comissão técnica da seleção brasileira masculina, comandada pelo Bernardinho, perdeu um integrante: o auxiliar Chico Santos. Ele é o novo técnico da seleção feminina do Peru e vai ter muito trabalho pela frente. A missão é classificar o país para os Jogos Olímpicos do Rio-2016. Já faz tempo que as peruanas não disputam uma Olimpíada. A última vez foi em Sydney, há doze anos. O caminho vai ficar um pouco mais fácil porque o Brasil já está classificado. A briga pela vaga da América do Sul será com a Argentina.

Essa não é a primeira vez que Chico Santos comanda a seleção do Peru. Em 2008, ele teve uma rápida passagem por lá, mas naquela época acabou desistindo por causa da falta de estrutura. Ele chegou até a dar declarações falando que algumas jogadoras iam para os treinos sem tomar café da manhã e que não eram feitos exames médicos antes do início do período de treinos.

Desta vez, a promessa é de mais estrutura. A esperança do Peru está na nova geração. No Mundial Juvenil de 2011, disputado em Lima, a seleção da casa, comandada pela ex-jogadora Natália Malaga, conseguiu um grande resultado. Ficou em sexto lugar atrás da campeã Itália, do vice-campeão Brasil, da China, Estados Unidos e República Dominicana. Essa equipe será a base do técnico Chico Santos para os Jogos do Rio de Janeiro.

Para quem acompanhou vôlei nos anos 80 é uma tristeza ver os últimos resultados da seleção principal peruana. Em 88, a equipe foi medalha de prata olímpica com jogadoras fantásticas como Gabriela Perez Del Solar e a canhota Cecília Tait. Só para comparar: na última Olímpica que o Peru participou em Sydney, no ano 2000, perdeu todos os jogos que disputou e acabou em último lugar. Nesta temporada, o time foi derrotado na final do Pré-olímpico da América do Sul pelo Brasil e teve que disputar o Pré-olímpico Mundial. Com uma equipe com jogadoras de no máximo 23 anos, fracassou e mais uma vez ficou fora da Olimpíada.

cida santos

Cida Santos é jornalista e uma das autoras do livro "Vitória", que narra a trajetória da seleção masculina de vôlei, campeã olímpica em 1992. Escreve de segunda a sexta no site.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Livraria da Folha

O Que O Brasil Quer Ser Quando Crescer?

O Que O Brasil Quer Ser Quando Crescer?

A. G. Roemmers, Gustavo Ioschpe

Comprar
Meus Tiranos Favoritos

Meus Tiranos Favoritos

Bob Lutz

Comprar
Cegueira Moral

Cegueira Moral

Zygmunt Bauman

Comprar
Mandela

Mandela

Christo Brand, Barbara Jones

Comprar
Pavões Misteriosos

Pavões Misteriosos

André Barcinski

Comprar

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

TV LED TV LED Smart, HDMI, Full HD a partir de R$ 899,90

Geladeira Geladeira Side By Side, Duplex, Frost Free a partir de R$ 849,00

Home Theater | Tênis | Mais...

Voltar ao topo da página