Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

cida santos

 

28/10/2012 - 10h11

Osasco e Campinas vão decidir o Paulista

DE SÃO PAULO

Vai ser bacana a decisão do título feminino do Campeonato Paulista de Vôlei. A disputa será entre Osasco, atual campeão mundial e com a base da seleção, e Campinas, time criado nesta temporada com investimento alto e que conta com o técnico José Roberto Guimarães, a levantadora Fernandinha, da seleção, e a central Walewska, campeã olímpica em 2008. O confronto começa no próximo domingo, dia 4, em Campinas. Os outros dois jogos, dia 7 e 11, serão em Osasco.

O Osasco, comandado pelo técnico Luizomar de Moura, tem uma campanha impressionante. Está há nove meses invicto, já soma 37 partidas sem derrotas e nesse período conquistou dois grandes títulos: a Superliga e o Mundial de Clubes, em Doha, no Qatar. No Campeonato Paulista, chegou à semifinal invicto, com 14 vitórias. A última delas foi sábado. Venceu pela segunda vez o Pinheiros por 3 sets a 0, desta vez as parciais foram 25/18, 25/20 e 25/10, e garantiu a vaga na final. O Campinas já tinha assegurado a classificação com duas vitórias, também por 3 sets a 0, sobre o Sesi.

Contra o Pinheiros, o Osasco começou arrasador, principalmente nas passagens de saque da central Thaísa. Chegou a fazer 11 a 4, mas o Pinheiros, comandado pelo ex-jogador Wagão, tem uma grande qualidade: defende muito bem. Resultado começou a dar trabalho e encostou no placar, 12 a 11. O técnico Luizomar resolveu o problema com uma inversão de rede: a levantadora Karine e a oposta Ivna entraram nos lugares da Sheilla e da Fabíola. A mudança deu certo.

No segundo set, o Pinheiros começou melhor e chegou a assustar. Abriu uma vantagem de 8 a 2, mas o Osasco usou a mesma estratégia: novamente com as entradas de Karine e Ivana, retomou o comando do placar e venceu a parcial. O último set foi o mais tranquilo. O Pinheiros só conseguiu marcar dez pontos. As maiores pontuadoras do jogo foram a central Thaísa e a ponteira Jaqueline com 13 pontos cada uma.

O time do Osasco é a base da seleção brasileira, campeã olímpica este ano nos Jogos de Londres. As titulares são as seguintes: a oposto Sheilla e a levantadora Fabíola; as centrais Thaísa e Adenízia; as ponteiras Jaqueline e Fernanda Garay; e a líbero Camila Brait. Na final do Paulista, terá jogos bem complicados com o Campinas, que também tem um grande time.

A novidade na equipe do técnico Zé Roberto pode ser a estreia da búlgara Elitsa Vasileva, 22 anos, campeã italiana pelo Bergamo e uma das revelações do vôlei europeu. Com 1,94 m de altura, ela bate bolas bem altas. Ela ainda não jogou porque estava se recuperando de uma lesão. A outra ponteira contratada pelo Campinas, a Soninha, ainda não vai jogar as finais. Passou por uma cirurgia na coluna e só deve estrear na Superliga. No Paulista, a base do Campinas foi a seguinte: a levantadora Fernandinha e a oposto cubana Daymi Ramirez; as centrais Walewska e Natasha; as ponteiras Pri Daroit e Ju Nogueira; e a líbero Suelen.

cida santos

Cida Santos é jornalista e uma das autoras do livro "Vitória", que narra a trajetória da seleção masculina de vôlei, campeã olímpica em 1992. Escreve de segunda a sexta no site.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página