Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

cida santos

 

01/10/2010 - 14h46

Ganhar ou perder, o dilema do Brasil

DE SÃO PAULO

Quando tudo parecia que ia piorar, melhorou. O Brasil já está classificado para a terceira fase do Mundial de Vôlei. No jogo mais temido até agora, o time teve a melhor atuação: arrasou a Polônia por 3 sets a 0. Nesta terça-feira foi a vez de a Bulgária derrotar os poloneses e garantir a outra vaga do grupo.

A surpresa é que das três seleções a Polônia era a única invicta e a que havia feito a melhor campanha na primeira fase. Dançou. Brasil e Bulgária vão decidir neste sábado o primeiro lugar do grupo. Esse jogo vai ser divertido. Nenhuma das duas seleções vai querer vencer essa partida.

A questão é a seguinte: pela formação das chaves na outra fase, é mais vantagem acabar esta etapa em segundo lugar. O primeiro vai para o grupo que tudo indica deverá reunir Rússia e Cuba. Já quem ficar em segundo, vai ter vida mais fácil: deverá ter pela frente República Tcheca e Alemanha.

Não é legal entregar o jogo, mas quem vencer vai pegar uma pedreira pela frente. Na verdade, o grande vilão dessa história é o regulamento que permite essas situações.

Resta saber o que Brasil e Bulgária vão fazer em quadra. O técnico Bernardinho tem pelo menos bons argumentos para poupar seus atletas neste sábado: Bruno, o único levantador do time, precisa descansar. Para outros jogadores, como Murilo que no jogo contra Cuba teve câimbras, um descanso faria bem.

Para a Bulgária, a solução também é simples. É só tirar dois atacantes do time: Kaziyski e Nikolov. Quando eles jogam bem, o time consegue grandes resultados. Contra a Polônia, foi isso que aconteceu. Quando eles não estão inspirados, a Bulgária é um time bem normalzinho.

Já o Brasil, mesmo com todas as dificuldades, está mostrando sua maior qualidade: superar as situações adversas. O herói está sendo o Bruninho, que não tem reserva e está jogando muito bem. O Marlon ainda está se recuperando de uma inflação no intestino. Os outros destaques são Murilo e Rodrigão.

Contra a Polônia, o Brasil sacou bem, conseguiu anular as principais jogadas do adversário e o oposto Leandro Visssotto finalmente fez uma grande partida. Foi o maior pontuador do jogo com 21 pontos. O time está crescendo na hora certa, mas seria ótimo evitar agora um confronto contra Rússia e Cuba.

cida santos

Cida Santos é jornalista e uma das autoras do livro "Vitória", que narra a trajetória da seleção masculina de vôlei, campeã olímpica em 1992. Escreve de segunda a sexta no site.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página