Claudia Costin

Diretora do Centro de Políticas Educacionais, da FGV, e ex-diretora de educação do Banco Mundial.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Claudia Costin
Descrição de chapéu

Inovação em escala, milhões aprendendo

Mudanças não podem ser só coisas para quebrar a rotina, elas têm de estar ligadas a habilidades

Pouco depois da aprovação pela Assembleia das Nações Unidas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4, que pretendia assegurar que todos os jovens concluíssem o ensino médio e aprendessem, o respeitado centro de pesquisas Brookings lançou uma iniciativa chamada “millions learning” (milhões aprendendo).

A ideia era estudar inovações em educação com potencial para ganhar escala e assegurar que a aprendizagem pudesse, de fato, acontecer, especialmente entre os mais pobres.

Acabaram selecionando 14 inovações que se destacaram por afetar positivamente a aprendizagem de muitos alunos e por ter o potencial de replicabilidade. 

Entre elas, há uma experiência no estado do Amazonas: um centro de mídia irradia por satélite para escolas instaladas na floresta aulas dadas por professores da rede estadual, que dificilmente chegariam a localidades tão distantes.

O sucesso da iniciativa está centrado em algumas ideias simples, como a de roteirizar o processo de ensino, junto com um professor especialista da própria rede, a de contar com um mestre generalista em cada escola, que faz a mediação com os alunos, e a de possibilitar a interação deles com o mestre instalado no centro de mídia em Manaus. 

Com isso, alunos do ensino médio, muitos deles indígenas, podem contar com aulas de física e química — áreas em que há falta de professores—, mesmo estando em pontos de difícil acesso.

Outras inovações ocorrem no Brasil, muitas delas associadas a processos pedagógicos ativos que possibilitam maior engajamento dos alunos, contribuindo para um aprendizado aprofundado e formando o aluno de forma mais plena. 

Algumas utilizam metodologias como a aprendizagem baseada em problemas ou projetos e aproximam a escola da comunidade, tentando educar não apenas para o mundo do trabalho como para o exercício da cidadania.

Mas como dar escala a essas práticas, garantindo que todos aprendam e que, como estabelece o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4, o aprendizado possa ser traduzido em resultados efetivos e relevantes? 

Inovações em educação não podem afinal ser apenas coisas diferentes para quebrar um pouco a rotina. Elas têm que estar ligadas a habilidades a serem desenvolvidas. 

O segredo é criar políticas educacionais abertas à experimentação, investir numa melhor formação do professor que lhe possibilite planejar práticas para pôr o aluno num papel mais ativo na aprendizagem, avaliar sempre os resultados e criar uma cultura de colaboração nas escolas e dentro de redes de ensino, para que iniciativas promissoras ganhem escala.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.