Cláudia Collucci

Jornalista especializada em saúde, autora de “Quero ser mãe” e “Por que a gravidez não vem?”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Cláudia Collucci

Os gargalos da febre amarela

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"As pessoas devem ficar preocupadas, mas não desesperadas", disse Marcos Boulos, coordenador de controle de doenças do governo paulista, em relação ao aumento de casos e mortes por febre amarela na Grande São Paulo.

Nos bastidores da saúde pública paulista, no entanto, o clima está tenso, especialmente com os atropelos e os gargalos na assistência à saúde.

Um exemplo é o caso da engenheira que sofreu hepatite fulminante decorrente da febre amarela e que recebeu um transplante de fígado.

No dia 20 de dezembro, ela procurou uma AMA (Assistência Médica Ambulatorial) na zona oeste da capital e recebeu diagnóstico de dengue e recomendação de repouso.

Como a febre e o mal-estar não melhoravam, foi levada a um hospital privado seis dias depois. Lá, os médicos diagnosticaram falência hepática, um quadro que mata a maioria dos pacientes infectados.

No dia 28, ela foi transferida para o Hospital das Clínicas. Após dois dias, recebeu um novo fígado, o primeiro transplante feito no mundo para tratar febre amarela.

Parece paradoxal. O SUS que realizou essa cirurgia inédita, que logo figurará na literatura médica mundial, é o mesmo que errou feio no diagnóstico inicial, confundindo febre amarela com dengue.

Ainda que muitos médicos digam que, no estágio inicial, dengue e febre amarela podem ser confundidas por apresentar sintomas semelhantes e que o diagnóstico correto não mudaria o curso da doença, isso é controverso.

Diagnóstico precoce e internação possibilitam cuidados mais intensivos, como hidratação rigorosa e monitoramentos renal, hepático e cardíaco, que reduzem o risco de morte.

Mas para isso é preciso, antes de mais nada, rapidez no resultado dos testes sorológicos. Há relatos de que, em alguns casos, a confirmação só saiu 15 dias depois da coleta.

Apesar de a febre amarela estar há mais de um ano vitimando pessoas no Estado, só agora é que as unidades municipais de saúde discutem o "fluxo" da doença, que entre outras coisas define o encaminhamento de doentes.

Essas situações demonstram falta de planejamento, despreparo e miopia dos gestores da saúde. A questão da vacina fracionada, feita com um décimo do conteúdo da integral, é um outro exemplo. Ainda que seja efetiva em situação de emergência, a medida é claramente um improviso, que demandará dose de reforço. A vacina integral protege para a vida toda.

É no mínimo curioso que o Brasil, maior produtor mundial da vacina contra a febre amarela, tenha que recorrer ao mesmo fracionamento adotado por países africanos, como Angola e República Democrática do Congo, para dar conta da sua própria demanda.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.