Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

clóvis rossi

 

20/11/2012 - 06h00

A voz do Brasil é baixa demais

MADRI -- A presidente Dilma Rousseff falou um pouco ontem sobre a voz do Brasil no mundo, para dizer que "a política do Brasil será a de um país que não cultiva inimigos nem projeta intolerância".

É verdade, mas é pena que o atual governo pareça tímido em fazer ouvir a sua voz, especialmente em momentos agudos como, para ficar apenas na atualidade imediata, a violência entre Israel e o Hamas.

Pena não só porque um país que está em paz com o mundo e não é intolerante tem o "soft power" para ajudar a desarmar crises, mas também porque a posição brasileira sobre a situação em curso na Palestina é correta.

"Só haverá paz na região se houver dois Estados legitimamente consolidados [Israel e o Estado Palestino]", disse Dilma ontem.

É essa a razão de fundo para o conflito que agora subiu de novo às manchetes gerando "o horror que sensibiliza qualquer ser humano", como disse, ao lado de Dilma, Mariano Rajoy, presidente do governo espanhol.

De fato, a foto na capa da Folha de ontem de uma criancinha palestina morta por um ataque israelense na faixa de Gaza supera qualquer limite do horror.

É correto também o apelo de Dilma ao secretário-geral das Nações Unidas para convocar o Conselho de Segurança, de forma a discutir e impor um cessar-fogo, primeiro e indispensável passo para brecar o horror.

Note, leitor, que a presidente, ao apontar a necessidade de dois Estados consolidados legitimamente não está tomando partido, não está apontando o dedo acusador para ninguém, nem para o Hamas, que ataca Israel, nem para Israel, que responde com uma força desproporcional.

Rajoy, embora muito mais cauteloso e moderado que Dilma, é mais incisivo nesse ponto. Diz que "Israel tem direito à legítima defesa, mas nós solicitamos contenção na resposta, para que a situação não degenere em conflito aberto".

Quando digo que o governo é tímido, refiro-me à política de comunicação de Dilma e de seu chanceler, Antonio Patriota, não às posições deles.

Seguinte: Dilma só falou sobre o assunto que domina todo o noticiário internacional quando provocada por uma pergunta de André Luiz Azevedo (Rede Globo), na entrevista que concedeu ao lado do líder espanhol, após o encontro bilateral.

A presidente e seu chanceler não tomaram a iniciativa de apresentar-se, uma ou o outro, espontaneamente, para falar aos jornalistas --e, de preferência, não apenas aos brasileiros.

Em Cádiz, durante a 22ª Cúpula Ibero-americana, havia espaço para que os líderes presentes falassem a um grupo enorme de jornalistas. Espaço que usaram Durão Barroso, o presidente da Comissão Europeia, e os quatro presidentes da Aliança do Pacífico (México, Colômbia, Peru e Chile), para não mencionar Vanda Pignato, a primeira-dama (brasileira) de El Salvador, que falou sobre o combate à violência contra a mulher.

Um tribuna imperdível para um país sem inimigos e sem intolerância, numa hora em que a intolerância leva ao horror.

Se continuar a falar baixo, o Brasil nunca será cachorro grande na cena internacional.

crossi@uol.com.br

clóvis rossi

Clóvis Rossi é repórter especial e membro do Conselho Editorial da Folha, ganhador dos prêmios Maria Moors Cabot (EUA) e da Fundación por un Nuevo Periodismo Iberoamericano. É autor de obras como 'Enviado Especial: 25 Anos ao Redor do Mundo' e 'O Que é Jornalismo'. Escreve às terças, quintas, sextas e domingos.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página